Aprenda a instalar programas de 32 bits no Ubuntu 14.04 LTS de 64 bits

Nas versões anteriores do Ubuntu de 64 bits, para rodar programas de 32 bits, bastaria apenas instalar a biblioteca ia32libs, com apenas um comando no Terminal.

Apesar da Canonical ter retirado a biblioteca ia32libs do Ubuntu 14.04 LTS de 64 bits, ainda é possível instalar bibliotecas que tornam o sistema operacional de 64 bits da empresa compatíveis com os seus programas favoritos de 32 bits.

Caso você ainda tenha dúvidas sobre a arquitetura do seu Ubuntu 14.04 LTS, basta rodar este comando no terminal: dpkg --print-architecture para que você possa verificar qual a arquitetura do seu Ubuntu. Se você estever utilizando a versão 64 bits o resultado será AMD64, caso contrário, se aparecer i386 é porque você possui um sistema de 32 bits.

Instalando bibliotecas de 32 bits

Para instalar bibliotecas e programas de 32 bits no seu Ubuntu, você terá que adicionar a arquitetura utilizando o seguinte:

sudo dpkg --add-architecture i386

Agora utilize o comando abaixo para instalar o Synaptic:

sudo apt-get install synaptic

O Synaptic é uma ótima maneira de ver bibliotecas e programas de 32 bits nos repositórios, pois ele é um excelente gerenciador de pacotes cheio de utilidades, e com uma interface bastantes simples e fácil de usar.

Utilizando a busca do Synaptic, você poderá procurar por pacotes, por exemplo, adicionando o sufixo :i386 no final do nome da biblioteca que deseja instalar (9menu:i386, por exemplo).

Do lado inferior esquerdo do programa, você verá um botão chamado Arquitetura, basta clicar nele. Em seguida, ainda no lado esquerdo, mas agora na parte superior, clique em Arch i386 para ver todas as bibliotecas e aplicativos de 32 bits. Eles apareceram com o sufixo :i386 no final o nome do programa.

COMENTÁRIOS