Pixar liberou gratuitamente o RenderMan, software usado nos efeitos de ‘Star Wars’ e ‘O Senhor dos Anéis’

A Pixar liberou para uso gratuito não comercial o seu software de renderização RenderMan, utilizado em todas as animações do estúdio americano. A abertura da licença do programa já era aguardada desde o ano passado, e finalmente o download foi disponibilizado de forma gratuita para projetos pessoais, educativos e pesquisa.

Além de ter sido um dos elementos tecnológicos mais importantes no sucesso da Pixar, e de ter dado vida a personagens de filmes como Toy Story, o RenderMan também foi licenciado a outros estúdios. Os efeitos visuais de grandes sucessos de bilheteria como os mais recentes episódios da saga Star Wars e a trilogia O Senhor dos Anéis foram renderizados com o software.

O RenderMan foi também o primeiro programa na história a vencer um Oscar técnico especial, por sua contribuição no avanço de técnicas de animação.

Instalando o RenderMan no Linux

Antes de efetuar o download, é necessário criar uma conta no fórum da Pixar e ativar a mesma através do endereço de e-mail utilizado no cadastro.

Já cadastrado, você terá acesso à página de download do RenderMan, onde encontrará as versões para Linux, Windows e OS X, todas de 64 bits. Na versão Linux, você encontrá apenas uma opção com pacote .RPM (para Red Hat, Fedora, openSUSE, CentOS, Regata OS). Infelizmente não é disponibilizado um pacote .DEB para usuários Debian, Ubuntu/derivados, mas você encontrará o link para download logo abaixo, tanto para .DEB quanto para .RPM.


Para iniciar a instalação, basta dar um duplo clique. No caso do pacote .DEB, ele avisará que é de má qualidade, apenas por ter sido convertido de .RPM para .DEB, basta ignorar o aviso.

Utilização do RenderMan com o Blender

Oficialmente o RenderMan funciona apenas com o Katana e o Maya, mas ele também pode ser utilizado no Blender, disponível nos repositórios oficiais de todas as distros.

Para usar o RenderMan como motor de renderização do Blender, depois de instalar o programa em .DEB ou .RPM, abra o Blender, nas configurações do programa, na aba de complementos, habilite o RenderMan clicando na "checkbox" na direita, em seguida, é só fechar e abrir o programa novamente.

FONTE: Diolinux | INFO


Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos este post?
Colabore deixando um comentário ou clicando aqui!

COMENTÁRIOS