Lançado o Regata OS 17.0.58 com algumas melhorias no desempenho e no ambiente gráfico


Foi lançado o Regata OS 17.0.58 trazendo algumas melhorias no desempenho do sistema e algumas mudanças na interface gráfica graças ao KRegataOS4, que nada mais é que um conjunto de arquivos de personalização para o ambiente gráfico KDE.

Apesar da versão final do Regata OS já ter sido lançada há algum tempo, os desenvolvedores ainda estão adicionando novos recursos ao sistema. Com isso, o Regata OS fica mais interessante a cada nova atualização.


O painel (barra de tarefas) do KDE

Diferente das versões anteriores, agora o Regata OS traz por padrão a possibilidade de mostrar lançadores com os ícones dos aplicativos no painel (barra de tarefas) do KDE, funcionalidade parecida com a encontrada no Chrome OS.

Para que o usuários possam adicionar novos atalhos de aplicativos no painel, basta apenas arrastar o ícone do app desejado sobre o painel ou clicar com o botão direito do mouse sobre o programa aberto e selecionar "mostrar um lançador quando não tiver em execução".

Esta nova versão do Regata OS também traz o painel do KDE bloqueado por padrão. Caso o usuário deseje adicionar widgets na área de trabalho, ou no próprio painel, terá que desbloquear os widgets. Para isso, basta apenas clicar com o botão direito do mouse na área de trabalho e selecionar "Desbloquear widgets", por exemplo.

Além disso, caso o usuário remova por acidente o painel (barra de tarefas) do KDE, basta clicar com o botão direito do mouse na área de trabalho e, no menu, selecionar a opção Adicionar painel > Painel Padrão para que tudo volte ao normal. O painel adicionado será o mesmo que vem por padrão no Regata OS depois da instalação.

Por "debaixo do capô"

O Regata OS 17.0.58 traz o Akonadi e o KWallet desativados por padrão, isso para que o KDE fique mais leve e para não confundir o usuário com perguntas desnecessárias. Também há uma nova versão do Linux Kernel 3.19.4.

Bibliotecas e dependências também foram atualizadas, como também alguns aplicativos do sistema.

FONTE: Regata OS

COMENTÁRIOS