Veja como atualizar para o GNOME 3.16 no Ubuntu GNOME 15.04 (Vivid Vervet)


Apesar da versão final do GNOME 3.16 ter sido lançada no mês de março, esta versão do ambiente gráfico GNOME não chegou a ser adicionado por padrão no Ubuntu GNOME 15.04, isso devido ao atraso em relação ao ciclo de desenvolvimento do Ubuntu.

O lançamento da versão estável do Gnome 3.16 veio pouco tempo depois da estreia do Ubuntu GNOME 15.04, por conta disso, a versão padrão é o Gnome 3.14. Mas é possível instalar a versão mais recente, graças ao repositório PPA GNOME3 Staging.

Vale ressaltar que alguns pacotes do repositório PPA GNOME3 Staging não foram todos testados e não há garantia de que são totalmente estáveis, diferente da versão do GNOME padrão do Ubuntu GNOME 15.04, onde tudo foi testado para levar aos usuários um sistema bastante estável.



GNOME 3.16 no Ubuntu 15.04

Você também pode instalar o GNOME 3.16 no Ubuntu 15.04, mas a atualização é recomendada apenas para o Ubuntu Gnome 15.04. Isto porque a atualização pode resultar em alguns bugs que desestabilizam o Unity, ambiente gráfico desenvolvido pela Canonical.

Aqueles que possuem versões mais antigas do Ubuntu, como 14.10 ou 14.04 LTS, não podem atualizar para o GNOME 3.16, seguindo este tutorial.

Como atualizar para o GNOME 3.16 no Ubuntu GNOME 15.04

Como já foi citado anteriormente, a atualização para o GNOME 3.16 é recomendada apenas para o Ubuntu Gnome 15.04, que traz por padrão o GNOME 3.14. Caso você esteja utilizando o Ubuntu 15.04 e queira prosseguir com o tutorial, poderá acabar quebrando o ambiente Unity.

1. No Ubuntu Gnome 15.04, abra o seu Terminal e execute o comando abaixo para atualizar toda a distribuição:

  • sudo apt-get update && sudo apt-get dist-upgrade -y

2. Agora podemos adicionar os repositórios GNOME 3 PPA e o GNOME 3 Staging PPA com estes comandos:

  • sudo add-apt-repository ppa:gnome3-team/gnome3-staging
  • sudo add-apt-repository ppa:gnome3-team/gnome3

3. E finalmente é a hora de atualizar o GNOME 3 com o comando:

  • sudo apt-get update && sudo apt-get install gnome-shell gnome-session

4. Caso você queira instala alguns apps fundamentais do GNOME, incluindo Polari (cliente IRC), GNOME Maps (app mapeamento de desktop) e Web (navegador leve), execute no seu Terminal:

  • sudo apt-get install polari gnome-music gnome-photos gnome-maps gnome-weather epiphany-browser

5. Reinicie o seu sistema.


Desinstalando o GNOME 3.16

Se você encontrar problemas significativos com o seu sistema após a instalação do GNOME 3.16, você pode usar a ferramenta PPA Purge para remover o repositório PPA GNOME3 Staging e todos os seus pacotes. No seu Terminal, execute os comando abaixo:

  • sudo apt-get install ppa-purge
  • sudo ppa-purge ppa:gnome3-team/gnome3-staging
  • sudo ppa-purge ppa:gnome3-team/gnome3

Após ter executado os comando acima, reinicie o sistema.


FONTE: OMG! Ubuntu!

COMENTÁRIOS