Lançado o Debian 9 ''Stretch'' Alpha 1 Installer com suporte ao Linux Kernel 4.0

Logo do Debian

Já está disponível para download e testes o Debian 9 "Stretch" Alpha 1 Installer com suporte ao Linux Kernel 4.0 e modo gráfico ativado por padrão. Além disso, outro padrão que também mudou foi a arquitetura multi-arch de 32-bit (i386) para dar lugar ao 64-bit (amd64).

O Debian 9 "Stretch" Alpha 1 Installer também traz suporte para atalhos de texto cdebconf-text-udeb, melhor suporte para o Nokia N900 no console-setup, suporte a pré-configuração para RAID10 em partman-md e suporte para muitas placas, como: OpenRD Base, SheevaPlug, SheevaPlug eSATA, GuruPlug, LaCie NAS, QNAP NAS e Seagate Dockstar.

Já o suporte para D-Link DNS-323 e Conceptronic CH3SNAS foi removido por causa da limitação de tamanho, configurações de u-boot foram ajustados para suportar hummingboard-i2ex e hummingboard-i1 no MX6 Cubox-i e todas as variantes Wandboard, que incluem Dual-Lite, Solo e Quad.

Por ultimo, os módulos de som tem recebido mais drivers, o suporte PCI foi habilitado para arquiteturas ARM64, o usb-modules recebeu o módulo ehci-orion, xhci-plat-hcd e xhci-pci e o nic-modules recebeu o módulo stmmac-platform.

Para saber mais sobre o Debian 9 "Stretch" Alpha 1 Installer, confira o anúncio oficial através deste link.


FONTE: Softpedia

COMENTÁRIOS