São revelados mais detalhes sobre o suporte do editor da engine Unity 3D no Linux


Muita gente ainda não sabe, mas desde 2011 uma das ferramentas mais utilizadas atualmente para a criação de jogos está caminhando em direção ao Linux. Trata-se da engine de jogos Unity 3D, que atualmente tem seu editor disponível apenas para Windows e OS X.

Segundo um post publicado no blog oficial, a equipe responsável pela engine está trabalhando em um porte do editor Unity para o Ubuntu de 64 bits. Entretanto, também será possível utilizar a ferramenta na maioria das distribuições Linux atuais de 64 bits.

Ainda, segundo o post, será necessário possuir o driver de vídeo mais recente instalado no sistema. Mas, infelizmente, ainda não há informações se o editor Unity rodará somente em drivers de vídeo proprietários ou também em drivers open-source.

Além disso, a ferramenta deve ser capaz de exportar para as mesmas plataformas do editor Unity do OS X, com exceção do iOS.


















Ainda há muito trabalho pela frente

Como já mencionado anteriormente, os desenvolvedores estão trabalhando no porte para o Linux desde 2011 e ainda deve demorar um pouco até que a versão final esteja pronta. Entretanto, uma compilação experimental está em andamento para os usuários.

Os desenvolvedores que ajudaram no porte do editor Unity dizem estar animados e ansiosos para liberar a compilação experimental e esperam receber feedback dos usuários, como qual plataforma os jogos desenvolvidos no Linux serão exportados ou quais os interessados em pipelines automatizados de compilação, por exemplo.


FONTE: Unity Blog
IMAGEM: Unity Blog

COMENTÁRIOS