Descoberta falha no driver de vídeo da Intel que prejudica usuários do KDE Plasma 5


Na ultima quarta-feira (05) Martin Sandsmark revelou que há uma falha crítica no driver de vídeo da Intel para Linux que afeta e prejudica usuários do ambiente gráfico KDE Plasma 5.

De acordo com Martin Sandsmark, a falha é muito séria, podendo prejudicar o funcionamento de diversos aplicativos OpenGL que estão sendo executados no KDE Plasma 5. A falha parece ter sido introduzido recentemente, o que significa que não afeta todas as distribuições Linux que possuem o KDE como interface gráfica, especialmente aquelas que possuem versões mais antigas do driver de vídeo Intel i915.

Atualmente, a falha se encontra na lista de caça aos bugs da biblioteca de gráficos 3D Mesa, do KDE Plasma Shell, assim como em vários outros aplicativos OpenGL, incluindo Gwenview, MPV e Kodi. Aparentemente, usuários de distribuições Linux como Ubuntu 15.04 (Vivid Vervet) e openSUSE Tumbleweed parecem ser afetados pela falha do driver da Intel.

Infelizmente ainda não há informações precisas sobre qual versão do Intel Graphics Stack Driver com a falha critica está causando o travamento do KDE Plasma 5 e de diversos aplicativos OpenGL, mas o relatório de Martin Sandsmark sugere que seja em uma versão mais recente, uma vez que afeta distribuições GNU/Linux que acompanham versões recentes do KDE Plasma 5.

Uma solução para a falha, graças ao líder do Manjaro

Graças a Philip Müller, líder da distribuição Linux Manjaro, uma solução para o bug já está disponível, e isso requer que você modifique o arquivo /etc/X11/xorg.conf.d/20-intel.conf da sua distribuição Linux, mudando de volta para o método de aceleração mais antigo UXA em vez do método padrão SNA, usado em muitas distribuições. Confira abaixo um exemplo do códico que o arquivo 20-intel.conf deve conter, caso você esteja utilizando o KDE Plasma 5:
    Section "Device"
        Identifier  "Intel Graphics"
        Driver      "intel"
        Option      "AccelMethod"  "uxa"
    EndSection


FONTE: Softpedia

COMENTÁRIOS