O que esperar do LibreOffice 5.0, que só deve chegar em 5 de agosto


A The Document Foundation só deve liberar a versão final do LibreOffice 5.0 na próxima quarta feira, dia 5 do mês de agosto. Sendo assim, vamos dar uma olha no que a nova versão da suite de escritório livre e gratuita tem a oferecer aos seus usuários. Isso graças aos desenvolvedores que anunciaram muito tempo antes do lançamento o que pretendem oferecer aos usuários.

Cada nova edição do LibreOffice tem sido aclamada como a melhor e não há nenhuma razão para acreditar que o ramo 5.0 vai ser diferente. Entretanto, o LibreOffice não é uma suíte de escritório completa e os desenvolvedores da The Document Foundation sabem disso muito bem.

Essa é uma das razões pelas quais eles têm uma lista de comparação de recursos com o Microsoft Office. De certa forma, a Microsoft é o concorrente direto. Isso se torna claro após o LibreOffice ter sido adotado em prefeituras e escritórios ao redor do mundo, como uma alternativa para a suíte de escritório.

As novidades do LibreOffice 5.0

Segundo a The Document Foundation, o Writer agora é capaz de lidar melhor com Emojis, os estilos e formatações agora são exibidos na barra lateral como pré-visualização e agora o sombreamento destacado são agora preservados após a manipulação de documentos do Word, da Microsoft.

Outra funcionalidade interessante é a capacidade de editar imagens diretamente nos documentos, algo que pode ser extremamente útil. Além disso, também há um melhor gerenciamento para tabelas, correções e melhorias para arquivos DOC, melhorias para formatação condicional, melhorias XSLX, melhorias na engine de Formula, novas funções de planilha, suporte para Time-Stamp Protocol em documentos PDF, suporte para  Adobe Swatch Exchange (.ase), filtros de importação e adicionada algumas funcionalidades básicas de edição de documentos no Android.


Para conferir ainda mais novidades que estão disponíveis no LibreOffice 5.0, visite a página com as notas de lançamento através deste link.


FONTE: SoftpediaThe Document Foundation

COMENTÁRIOS