Navegador Firefox passará a utilizar extensões do Google Chrome


Em seu blog oficial, a Mozilla anunciou que o seu navegador, o Firefox, passará a ser compatível com a API WebExtensions, possibilitando que o browser possa utilizar também diversas extensões que atualmente estão disponíveis para o Google Chrome.

A tecnologia, além de ser utilizada pelo navegador da gigante das buscas, também é utilizada pelo Opera e promete trazer muito mais segurança e estabilidade para as extensões. Segundo a Mozilla, uma das vantagens é que um complemento desenvolvido seguindo todos os padrões pode rodar em navegadores diferentes sem problemas de compatibilidade, facilitando a vida dos desenvolvedores.

Se tudo ocorrer como planejado, a API WebExtensions deverá ser 100% suportada já na versão 43, que tem data de lançamento prevista para dezembro deste ano. Este novo modelo deverá exigir que todos os programas sejam assinados e validados pela Mozilla, evitando assim que malwares ou adwares sejam facilmente distribuídos.

Vale comentar que, mesmo com a chegada da novidade, complementos antigos devem continuar funcionando durante algum tempo em um modo especial de compatibilidade.


FONTE: Tecmundo

COMENTÁRIOS