Núcleo da biblioteca de gráficos 3D Mesa agora possui suporte completo ao OpenGL 4.2

Se você está sempre conectado no mundo Linux já deve saber que os desenvolvedores do Mesa, a biblioteca de gráficos 3D no sistema do pinguim, estão trabalhando para implementar as novas extensões das versões mais recentes da API OpenGL.

Recentemente, Mesa recebeu o suporte ao OpenGL 4.0 e agora o núcleo da biblioteca de gráficos 3D já possui suporte a todas as novas extensões do OpenGL 4.1 e 4.2. No entanto, os drivers de vídeo ainda possuem níveis diferentes de implementações das novas exceções suportadas pelo núcleo do Mesa, que já possui 100% das especificações nas versões 4.0, 4.1 e 4.2, como detalhado no site MesaMatrix.

A ultima extensão do OpenGL 4.2 que foi implementada no driver de vídeo da Intel foi: ARB_shader_image_load_store. Entretanto, ainda há muitas outras extensões do opemGL 4.0 e 4.1 que ainda devem ser adicionadas. Enquanto isso, os drivers da AMD e Nouveau/NVIDIA ainda precisam implementar as extensões: GL_ARB_shader_atomic_counters e GL_ARB_shader_atomic_counters.

Drivers open source com melhor suporte aos jogos

Como já tínhamos publicado anteriormente, com a biblioteca de gráficos 3D Mesa suportando as versões mais recentes da API OpenGL, diversos jogos que requerem o OpenGL 4.1~4.2 poderão rodar nos drivers open source de forma significativamente melhor, se comparado com as versões atuais dos drivers de vídeo.

A biblioteca de gráficos 3D Mesa 11.0 estava programada para ser lançada no mês de setembro de 2015. No entanto, ainda há muito trabalho pela frente, como a implementação do novo driver de vídeo de código aberto AMDGPU, desenvolvido pela própria AMD.


FONTE: Phoronix

COMENTÁRIOS