Biblioteca de gráficos 3D Mesa 11.0 chega ao Ubuntu 15.10 (Wily Werewolf)


Além do Linux Kernel 4.2, quem também chegou ao repositório oficial do Ubuntu 15.10 (Wily Werewolf) foi a biblioteca de gráficos 3D Mesa 11.0. Isso significa que os usuários da próxima versão do Ubuntu terão a versão mais recente e estável dos drivers open source para Linux.

Além disso, sem dúvidas haverá um melhor desempenho gráfico, já que Mesa 11.0 traz uma série de novos recursos, junto com o novo kernel. No entanto, para que os drivers open source RadeonSI (para GPUs da AMD) e Nouveau (para GPUs da NVIDIA) possam ter suporte ao OpenGL 4.1 será necessário que o sistema possua o LLVM 3.7, mas o Ubuntu ainda conta com o LLVM 3.6.

Ainda não há informações se os desenvolvedores da Canonical irão reconstruir o Mesa 11.0 com uma versão anterior ao LLVM 3.7 antes da versão final do Ubuntu 15.10 ser lançada. Outro driver open source que traz diversas melhorias e que precisa também do LLVM 3.7 é o AMDGPU.

Não só o Mesa 11.0, mas o X.Org Server 1.17 também deu as caras nos repositórios oficiais do Ubuntu 15.10. Pensando no futuro, a Canonical ainda continua trabalhando no suporte do Mesa com o seu servidor gráfico Mir.

Para mais novidades sobre o Ubuntu 15.10 (Wily Werewolf), fica ligado no LinuxBuzz.


FONTE: Phoronix

COMENTÁRIOS