Conheça melhor algumas das novidades que embarcaram no Linux Kernel 4.3 RC1


Foi lançado recentemente por Linus Torvalds a primeira versão RC (Release Candidate) do Linux Kernel 4.3. A nova versão do kernel, ainda em desenvolvimento, chegou um dia antes do esperado, surpreendendo a todos. Confira agora alguns dos destaques das novas e melhoradas funcionalidade do Linux Kernel 4.3:

Drivers de vídeo

Diferente das versões anteriores, no Linux Kernel 4.3 o suporte ao Intel Skylake Graphics "Gen9" é ativado por padrão. Também há suporte para a Radeon R9 Fury X e demais placas da família com GPU Fiji. No entanto, ao menos por enquanto, esse suporte inicial não permite o aproveitamento de todo o desempenho proporcionado pelos hardwares da AMD.

Além disso, você vai precisar da biblioteca de gráficos 3D Mesa 11.0, que teve sua versão final lançada recentemente, para poder usar a aceleração gráfica do novo driver de vídeo open source AMDGPU. Sem falar que o Mesa 11.0 também é necessário para que haja suporte OpenGL 3.3 para o VMware.

Outro driver open source que também recebeu atenção foi o Nouveau, responsável por trazer compatibilidade para GPUs da NVIDIA. Entre as novidades, há o suporte para o processador Tegra X1 e para o Maxwell DisplayPort, além de várias correções de bugs. No entanto, parece que não há quaisquer melhorias no desempenho do Nouveau no Linux Kernel 4.3, se comparado com o Linux Kernel 4.2.

Sistema de arquivos

O driver EXT3 foi removido do Linux Kernel 4.3, agora quem fica responsável por trazer suporte para o sistema de arquivo EXT3 é o driver EXT4. Houve dúvidas sobre a retirada do driver EXT3, mas, no final das contas, ficou provado que EXT4 pode lidar com o sistema de arquivos EXT3 de forma confiável sem quebrar a compatibilidade.

Além disso, também há melhorias para o sistema de arquivos XFS, além de várias correções para Btrfs RAID 5/6, TRIM, EXT4 e F2FS.

Processador

O Linux Kernel 4.3 traz otimizações para o tempo de boot na arquitetura x86, as funcionalidades ARMv8.1 agora são suportadas, atualizado o gerenciamento de energia e o driver PowerClamp agora suporta o Intel Skylake.

Também há algumas atualizações do kernel para Xen e para a arquitetura MIPS. Sem falar que também há melhorias no gerenciamento de energia para processadores AMD Carrizo, graças ao driver fam15h_power que expõe os dados de energia.

Suporte a mais hardware

O que não poeria faltar no Linux Kernel 4.3 é o suporte melhorado a diversos hardwares. É possível encontrar várias atualizações para o driver input, melhorias para o driver Wacom, suporte de som para o Intel Skylake, como também outras melhorias de som, melhor suporte para notebooks da fabricante Toshiba e uma variedade de outras atualizações de drivers para melhorar o suporte a hardware no Linux.

Curiosamente, KDBUS não foi incorporado ao Linux Kernel 4.3, embora houvesse a promessa de que isso iria acontecer. No entanto, ainda não há qualquer explicação oficial do porque KDBUS não foi implementado nesta nova versão do kernel.

Em breve serão lançadas novas versões RCs do Linux Kernel 4.3, então fique de olho no LinuxBuzz para mais novidades.


FONTE: Phoronix

COMENTÁRIOS