Empresas como Google e Netflix se unem para criar formato de vídeo open source


Sete das maiores empresas de tecnologia do mundo se uniram para criar novo formato de vídeo open source. A aliança está sendo chamada de 'Alliance for Open Media' e tem como objetivo criar novos formatos livres de royalties para vídeo e codecs e outras tecnologias relacionadas à reprodução de mídia.

O grupo é formado pelas empresas: Amazon, Cisco, Google, Intel, Microsoft, Mozilla e Netflix. A meta é a criação de um futuro formato que seja grátis e, como já foi mencionado anteriormente, aberto. Além disso, deve ser reproduzível em qualquer dispositivo moderno. No entanto, o projeto ainda está engatinhando, e não se sabe nem mesmo se outras empresas poderão fazer parte da aliança.

Caso este projeto caminhe bem, as empresas poderão surgir com um novo padrão que poderia reduzir custos para a reprodução de vídeos em dispositivos ou pela internet. Atualmente os formatos de vídeo mais utilizados, como o H.264 e H.265, pertencem ao grupo MPEG LA. No entanto, têm um custo de licenciamento para as empresas.

Quem também sai se beneficiando com o projeto são os usuários. Mas, como o processo ainda está em andamento, só resta esperar, pois a ideia pode morrer logo no caminho antes de se tornar viável.


FONTE: Olhar Digital
IMAGEM: Alliance for Open Media

COMENTÁRIOS