A espera acabou: é oficialmente lançada a biblioteca de gráficos 3D Mesa 11.0


Já está disponível a versão final da biblioteca de gráficos 3D Mesa 11.0. Esta nova versão, que é considerado um lançamento surpreendente para os drivers de código aberto, traz diversas melhorias e novidades que podem agradar alguns usuários da plataforma Linux.

Mesa 11.0 possui em seu núcleo o suporte completo para a API OpenGL 4.2 e os drivers de código aberto RadeonSI (para GPUs da AMD) e Nouveau (para GPUs da NVIDIA) trazem suporte completo ao OpenGL 4.1. Além disso, Mesa 11.0 também traz suporte ao OpenCL, suporte ao EGL 1.5, suporte para decodificação de vídeo HEVC para RadeonSI via VDPAU, OpenGL ES 3.0 para o driver Freedreno e implementação do driver AMDGPU, responsável pelo suporte inicial para as GPUs R9 Fury/Fiji.

O driver para hardware Intel, o i915, também ganhou diversas melhorias como, por exemplo, dezenas de correções de bugs, suporte ao NIR, limpeza do código e a implementação da extensão GL_ARB_shader_image_load_store, responsável por fornecer algumas funções GLSL.

Para mais detalhes sobre as novidades do Mesa 11.0, acesse a página oficial no anúncio de lançamento através deste link.


FONTE: Phoronix | Mesa 3D

COMENTÁRIOS