Revelada novas informações sobre as novidades que viram com o PlayOnLinux 5


Os desenvolvedores do PlayOnLinux revelaram mais detalhes sobre a próxima versão da ferramenta. Trata-se do PlayOnLinux 5, que está recheado de melhorias. Entre as novidades, agora a ferramenta trará duas interfaces gráficas, uma baseada no JavaFX e outra no QT.

De acordo com os desenvolvedores, isso é possível graças ao núcleo do PlayOnLinux que agora é independente da interface gráfica do aplicativo. Isso significa que é possível fazer diversas alterações na interface sem a necessidade de alterar algo do núcleo.


As interfaces gráficas do PlayOnLinux 5

No PlayOnLinux 5, a interface baseada no JavaFX será a padrão. Além de ser possível portá-la para Linux e OS X, a nova interface está sendo trabalhada para ser a mais amigável possível. Confira as imagens abaixo:

Janela de configurações.
Aplicativos instalados.
Aplicações disponíveis. (os logos POL serão substituídos por algo único para cada programa).

já a interface escrita em QT será para aqueles que desejam uma interface nativa para o aplicativo. Esta interface tem como objetivo ser o mais próximo possível do que é visto hoje em dia no PlayOnLinux 4.


Scripts e modelos de instaladores

Os scripts (ou instaladores) agora são escritos em Python. Com isso, os desenvolvedores prometem que os criadores de scripts terão liberdade tanto quanto eles têm no PlayOnLinux 4. No entanto, os desenvolvedores também estão planejando suportar um novo tipo de conceito que está sendo chamado de "modelos de instaladores", que nada mais são que scripts reutilizáveis.

Melhor desempenho

Apesar de consumir mais memória RAM, os desenvolvedores prometem que o PlayOnLinux 5 terá um melhor desempenho, se comparado com a versão anterior da aplicação. Isso porque, ao contrário do PlayOnLinux 4, tudo é execução em um único processo multi-threaded. Já o PlayOnLinux 4 cria um monte de processos, além de desperdiçar uma grande quantidade de recursos da máquina.

Para conhecer ainda mais as novidades que estão chegando com o PlayOnLinux 5, acesse o anúncio oficial no site do desenvolvedor através deste link.

FONTE: PlayOnLinux

COMENTÁRIOS