Veja como anda o desempenho do driver de vídeo AMD Catalyst 15.9


Com o Catalyst 15.9, lançado recentemente para Linux, a AMD espera obter um melhor desempenho em diversos jogos disponíveis no Steam para a plataforma do pinguim, em especial o Dota 2 e Counter-Strike: Global Offensive. Mas será que ouve realmente melhorias, caso seja comparado com a versão anterior do driver, o Catalyst 15.7?

Pensando nisso, o pessoal do site Phoronix, responsável por inúmeros benchmarks usando a plataforma Linux, fez alguns comparativos de desempenho entre os drivers de vídeo Catalyst 15.9 e o Catalyst 15.7. A distribuição Linux utilizada nos testes foi o Xubuntu 15.04. Confira na imagem abaixo o quão rápido ficou o Counter-Strike: Global Offensive com o Catalyst 15.9:


Esse ganho de desempenho já era esperado, já que Counter-Strike: Global Offensive agora possui um novo perfil no driver da AMD. No entanto, não há muita diferença no desempenho dos jogos Metro 2033 Redux e Metro: Last Light Redux:


Assim como ocorre com os jogos Metro Redux, também não há nem uma mudança de desempenho nos jogos Team Fortress 2 e Xonotic:



O site destaca que entre todos os testes OpenGL feitos, apenas o jogo Counter-Strike: Global Offensive teve um desempenho superior como o AMD Catalyst 15.9, isso se comparado com a versão anterior do driver. Enquanto isso, todos os outros testes foram basicamente os mesmos.

Com isso, aparentemente, o AMD Catalyst 15.9 traz apenas correções e a adição de perfis para algumas aplicações, em oposição a qualquer grandes otimizações do driver para o OpenGL.


FONTE: Phoronix
IMAGENS: Phoronix

COMENTÁRIOS