Veja como instalar o editor de vídeos Shotcut no Ubuntu e openSUSE/Regata OS


Shotcut é um editor de vídeos multiplataforma e de código aberto. O software está sempre recebendo novidades a cada nova versão, além de possuir uma interface simples e fácil de usar. No entanto, o usuário deve levar algum tempo para se acostumar com as várias funcionalidade e recursos da aplicação.

Além disso, o editor de vídeos Shotcut também possui suporte a 4K Ultra HD TV e pode codificar os arquivos de vídeo em formatos variados, possibilitando que você salve sua edições na extensão que for mais conveniente, como: 3GP, MP4, MPEG, AVI, WAV, OGG e centenas de outros. Sem mais delongas, confira abaixo um breve passo a passo de como instalar o Shotcut no Ubuntu, openSUSE e Regata OS:

Instalando o Shotcut no openSUSE ou Regata OS

Para instalar o Shotcut no openSUSE ou Regata OS, você poderá utilizar o "1 Click Install" (Recomendado: Firefox ou Chromium):
Após fazer o download do arquivo, basta dar um duplo clique para que o Gerenciador de Software do YaST inicie o processo de instalação. Agora basta clicar em Próximo > Próximo > Próximo... Informe a senha root e espere os repositórios serem atualizados.

Caso apareça alguma mensagem perguntando se você quer realmente continuar com a instalação ou adicionar o repositório do Shotcut, é só confirmar e prosseguir com a instalação.

Para remover o programa, basta entrar no Gerenciador de Software do YaST e, através da caixa de busca, procurar por Shotcut. Em seguida, clique com o botão direito sobre o nome do app e selecione Remover. Ou execute no Terminal:
  • sudo zypper remove shotcut

Instalando o Shotcut no Ubuntu

1. Para instalar o Shotcut no Ubuntu, abra o seu Terminal e adicione o repositório do programa com o seguinte comando:
  • sudo add-apt-repository ppa:haraldhv/shotcut

2. Em seguida, atualize o gerenciador de pacotes com o comando:
  • sudo apt-get update

3. Agora use o comando abaixo para instalar o Shotcut:
  • sudo apt-get install shotcut

Para remover o programa no Ubuntu, basta executar os seguintes comandos no seu Terminal:
  • sudo apt-get remove shotcut
  • sudo apt-get autoremove

COMENTÁRIOS