XDC2015: AMD revelou que possui um driver Vulkan para Linux


Durante a conferência anual XDC2015 Toronto, a AMD fez uma palestra onde revelou que está trabalhando em um driver de vídeo da API Vulkan para Linux e que já possui um protótipo. Inicialmente a empresa pretende disponibilizar um driver proprietário e, em seguida, uma versão open source.

Além disso, o suporte ao OpenCL será inicialmente fechado, no entanto, a AMD pretende liberar o código algum tempo depois. A empresa já possui um suporte básico de código aberto ao OpenCL através do driver Clover Gallium3D.


O driver Vulkan se encontra no espaço do usuário e se comunica com a biblioteca libdrm que, por sua vez, com o driver do kernel Linux AMDGPU. Os slides não mencionam a intenção da AMD de suporta Vulkan com o driver Radeon para as GPUs das séries HD 7000 e Rx 300 (que não são Tonga/Carrizo/Fiji), mas apenas faz referência ao driver de kernel AMDGPU, compatível apenas com hardware mais recente da AMD, como GPUs R9 Fury e APUs Carrizo. Mas é esperado que isso seja esclarecido em breve.


É ótimo ver que a AMD está trabalhando em um driver Vulkan para Linux. Antes só havia informações do driver open source da Intel, desenvolvido pelas empresas Valve e LunarG. Além do driver proprietário da NVIDIA, que será disponibilizado juntamente com o driver da Intel no dia em que as especificações da API Vulkan serem liberadas, algo que é esperado para o final deste ano.

Agora é só torcer para que o consórcio responsável pela API Vulkan, o The Khronos Group, não atrase o lançamentos das especificações da API. Certamente será emocionante ter os drivers Vulkan para Linux, independentemente de serem de código aberto ou fechado. Confira abaixo um vídeo da palestra feita pela AMD (em Inglês):



Para conferir um PDF com todos os slides da apresentação da AMD na conferência XDC2015, acesse este link.


FONTE: Phoronix
IMAGENS: Phoronix

COMENTÁRIOS