Conheça algumas das novidades que poderão animar ainda mais os usuários Linux


Nos últimos tempos, quem estava ligado sobre tudo que acontece em um mundo muito além do Windows, sabe que saíram diversas novidades emocionantes, principalmente para a plataforma Linux.

Neste último trimestre de 2015, as coisas não serão diferente de tudo que rolou desde o começo deste ano, podendo ser até ainda mais emocionante para os entusiastas Linux. Conheça agora algumas das novidades programadas para o resto do ano:

Lançamento da especificação da API Vulkan

A especificação da API Vulkan deve ser lançada antes do final deste ano. Uma vez que a especificação Vulkan está disponível, entra em cena os drivers de vídeo para a nova API das fabricantes Intel (driver open source), NVIDIA (driver proprietário) e AMD (driver inicialmente proprietário, mas, algum tempo depois, será open source). Além disso, o SPIR-V 1.0 também deve ser firmado como parte da especificação Vulkan.

A chegada das Steam Machines e Steam Controller

No próximo mês quem deve entrar em cena é a Valve com o lançamento oficial das Steam Machines, do Steam Link e Steam Controller. A expectativa é de que as novidades da Valve serão um sucesso, aumentando o market-share do Linux no Steam, já que as Steam Machines trazem o SteamOS, sistema baseado no Debian.

Mais jogos serão lançados para Linux no Steam

Há mais portes de bons jogos que serão lançados para Linux no Steam como, por exemplo, Alien: Isolation, America's Army, Grid Autosport e Rocket League. Muitos dos jogos estão apenas esperando o lançamento das Steam Machines para darem as caras na plataforma Linux.

Drivers open source com suporte total ao OpenGL 4.2

É esperado que Mesa, a biblioteca de gráficos 3D da plataforma Linux, ainda este ano passe a ter suporte com as versões mais recentes do OpenGL. Além disso, também há a expectativa de que o driver de vídeo open source da Intel possa alcançar o suporte ao OpenGL 4.0~4.2 e Radeon/Nouveau (para GPUs da AMD e NVIDIA, respectivamente) obtenham o suporte ao OpenGL 4.2 ou superior.

Lançamento do Linux Kernel 4.3 e início do desenvolvimento da versão 4.4

Ainda, no final deste ano, é esperada a chegada do Linux Kernel 4.3 que deve trazer vários novos recursos e melhorias para os usuários. Sem falar que também será iniciado o processo de desenvolvimento do Linux Kernel 4.4. Esta versão deve trazer novidades para o driver AMDGPU, que deve possuir um melhor suporte para GPUs Tonga e Fiji.

Faltou incluir mais alguma coisa? O que mais você espera que aconteça de emocionante no mundo Linux?


FONTE: Phoronix

COMENTÁRIOS