A sessão Wayland do KDE Plasma 5 está chegando mais próxima da realidade

Na ultima quinta-feira (08), Martin Gräßlin, um desenvolvedor KDE trabalhando para a BlueSystems GmbH, apresentou um relatório sobre o trabalho feito para portar o KDE Plasma para o servidor gráfico de próxima geração Wayland.

De acordo com Martin, a equipe responsável por portar o KDE Plasma para o servidor gráfico Wayland, trabalharam muito duro durante o mês de setembro na tentativa sem fim de trazer o ambiente gráfico e todos os seus componentes principais a par com as mais recentes tecnologias Wayland.

Eles conseguiram implementar uma série de novas funcionalidades, tais como janelas transitórias no KWayland, permitindo que todos os menus do KDE Plasma possam abrir na posição correta. Devido a esta unica característica, a sessão KDE Wayland está agora muito mais perto de deixar a fase de desenvolvimento e tornar-se realidade.

Além disso, Martin destaca o fato de que os desenvolvedores do KDE conseguiram aumentar a captação de KWindowSystem para Wayland, isso permite adicionar suporte para vários servidores X11 em KWindowSystem, que vai chegar com o KDE Frameworks 5.15 em breve, bem como para preparar o gerenciador de janelas KWin para a computação em nuvem.


FONTE: Softpedia | Martin's Blog

COMENTÁRIOS