BQ Aquaris Ubuntu Edition é oficialmente lançado na Rússia

Confirmando o que anteriormente era considerado apenas rumores, o SO móvel Ubuntu Touch chegou oficialmente em território russo através do lançamento do BQ Aquaris E5 Ubuntu Edition no país, expandindo ainda mais o território do sistema operacional ao redor do mundo.

O Ubuntu Touch é um sistema operacional desenvolvido pela Canonical para dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Entre as fabricantes que oferecem aparelhos com o SO, está a espanhola BQ que possui dois modelos de smartphones com Ubuntu Touch. Já existem dispositivos com Ubuntu em vários lugares do mundo, com lançamentos especiais na China, Europa, Estados Unidos (parcialmente), na Índia e agora na Rússia.

O interessante é que o sistema operacional é fornecido gratuitamente, e ninguém está parando usuários de qualquer lugar do mundo para instalá-lo, apesar de encontrar o dispositivo de referência Nexus 4 está se tornando cada vez mais difícil. Com um lançamento dedicado, significa que o SO é preenchido com conteúdo específico para essa região, como scopes especiais e melhor suporte para o alfabeto cirílico, no caso da Rússia.


Além do BQ Aquaris E5 Ubuntu Edition, o Aquaris E4.5 também fará sua estreia no mercado russo e ambos estarão disponíveis para a compra através de uma série de distribuidores locais, como Ozon.ru. Infelizmente, ainda não há informações se, em um futuro próximo, os dispositivos com o SO Ubuntu Touch chegarão no Brasil.


FONTE: Softpedia | Ubuntu
IMAGEM: Ubuntu

COMENTÁRIOS