Cinnamon 2.8 é oficialmente lançado e vai estar disponível no Linux Mint 17.3 ''Rosa''


Os desenvolvedores do Linux Mint finalmente lançaram oficialmente a versão estável do Cinnamon 2.8, que deve estar disponível no Linux Mint 17.3 "Rosa". A nova versão do ambiente gráfico não é nem uma surpresa para algumas pessoas, pois já tinha sido lançado há algum tempo, entretanto, até então não era considerado estável.

Como era de se esperar, muitos novos recursos foram implementados nesta nova versão do ambiente gráfico que, além do Linux Mint, futuramente também estará disponível nos repositórios de outras distribuições Linux. Confira agora algumas das novidades do Cinnamon 2.8:

Melhorias nos applets

Applet de som

O applet de som agora possui um novo layout e as informações da faixa de música e os controles da mídia passaram a fazer parte de uma nova camada semitransparente que fica sobre a arte do álbum que está sendo executado.


Além disso, clicando com o botão direito do mouse sobre o applet de som, você terá acesso ao tradicional painel recheado de opções de configuração.


Applet de energia

O applet de energia recebeu várias correções de bugs e foi melhorada significativamente a forma de como o applet detecta e lida com várias baterias.


Agora, os dispositivos conectados e baterias agora são exibidos usando os dados fornecidos pelo fabricante. Na imagem acima, por exemplo, o que foi genericamente nomeado como um “Wireless Mouse” no Cinnamon 2.6 agora é descrito como “Logitech M325”.

Alternador de área de trabalho

O applet alternador de área de trabalho (workspace switcher) agora é capaz de mostrar uma representação visual de seus espaços de trabalho, com pequenos retângulos correspondentes a cada janela de programas abertos dentro deles.


Bandeja do sistema

Além dos tradicionais ícones de status do sistema, a bandeja do sistema (ou system tray, caso você faça parte da molecada da rua de baixo) do Cinnamon agora também suporta indicadores. E, se caso você não gosta da ideia de ver indicadores de alguns programas, é possível desativar essa funcionalidade indo em
Configurações do sistema > Geral > Ativar suporte para indicadores.


A imagem acima mostra o indicador do Steam. Se você desativar o suporte para os indicadores, o Steam irá usar um ícone de status tradicional em vez disso. O suporte para ícones de status na bandeja do sistema também recebeu várias correções de bugs, em particular para aplicações como Pidgin, Shutter, Filezilla e Thunderbird.

Lista de janelas

A lista de janelas agora é capaz de mostrar as miniaturas das janelas abertas. A nova funcionalidade é configurável e pode ser desativada nas preferências de applet, isso caso você prefira ver apenas as dicas.


Melhorias no visual

O efeito de animação tradicional para janelas minimizando foi corrigido e agora está funcionado com vários painéis. Alguns polimentos e pequenas melhorias visuais foram aplicadas no aplicativo alternador Alt-Tab.

Além disso, as janelas de diálogos receberam mais atenção e o diálogo ao executar Alt-F2 recebeu correções de bugs e melhor auto-completação.

Melhor gerenciamento de janelas

O suporte para múltiplos monitores foi significativamente melhorado e a melhorias relacionadas ao quadro de sincronização que foram implementados no Mutter (o gerenciador de janelas do GNOME Shell) em cooperação com a NVIDIA foram portados para Muffin (o gerenciador de janelas do Cinnamon). Essas mudanças devem corrigir problemas de renderização com placas NVIDIA, mas também poderia ter um impacto positivo sobre GPUs da AMD e Intel.

Linux Mint 17.3 “Rosa”  chega no final deste mês

Além disso, também há melhorias de desempenho graças a algumas otimizações no consumo de recursos do processador e várias outras novidades e recursos podem ser encontradas no gerenciador de arquivos Nemo.

Como já foi citado no início deste artigo, o Cinnamon 2.8 estará disponível no Linux Mint 17.3 “Rosa”, que deve chegar no final do mês de novembro de 2015 e, também, dará as caras no no LMDE 2 “Betsy”, que a versão do Linux Mint baseada no Debian ao invés do Ubuntu, como as demais edições da distribuição.

Para conferir todas as novidades implementadas no Cinnamon 2.8, confira o anúncio oficial dos desenvolvedores através deste link.


FONTE: SoftpediaSegfault

COMENTÁRIOS