Feliz aniversário! GIMP comemora seus 20 anos de existência


Foi no último sábado (21) que o famoso criador e editor de imagens GIMP (GNU Image Manipulation Program) completou seus 20 aninhos. Em todo esse período, o software tornou-se um dos programas de manipulação de imagens mais popular e apontado como uma das melhores alternativas ao caríssimo Photoshop por reunir uma série de recursos ideais tanto para uso caseiro e amador quanto para aplicações comerciais e profissionais.

Mas certamente as coisas não vão parar por aqui, pois os desenvolvedores tem grandes planos para o GIMP como, por exemplo, terminar o port para o GTK+3, fazer um port GEGL totalmente funcional, adicionar suporte básico ao OpenEXR, melhorar ainda mais a gestão de cores e trazer 16/32 bits por canal de processamento. Estes e muitos outros recursos serão implementados no próximo grande lançamento do aplicativo, o GIMP 2.10, que deve chegar muito em breve.

Já está disponível o GIMP 2.8.16

Aproveitando a ocasião, os desenvolvedores lançaram uma nova versão de manutenção, o GIMP 2.8.16, que traz melhorias para a na interface do usuário, plugins e várias pequenas mudanças sob o capô como, por exemplo, suporte para a exibição de guias de imagem no modo janela única, melhor suporte para arquivos XCF, suporte para grupos de camadas em arquivos OpenRaster e diversas pequenas correções.

Para conferir o anúncio oficial do 20º aniversário do GIMP, acesse este link.


FONTE: Softpedia | GIMP

COMENTÁRIOS