Lançado o GIMP 2.9.2 para testes, inclui o suporte inicial ao GEGL


Dias depois de celebrar o aniversário de 20 anos do projeto, GIMP 2.9.2 é lançado como a primeira versão snapshot mais recente para o GIMP 2.10. Isso significa que é apenas para testes, retirada da árvore de desenvolvimento. Entre os destaques, está a implementação do port do GEGL em sua versão experimental.

Com isso, os usuários serão capazes de ter suporte básico ao OpenEXR, 16 bits e 32 bits por canal de processamento de cor, OpenCL para renderização acelerada por hardware e processamento de imagens e redução de escala de alta qualidade. GIMP 2.9.2 também introduz algumas novas ferramentas, o que, naturalmente, são baseadas no GEGL.

GIMP 2.10 será o último da série, pois os desenvolvedores irão concentrar todos os seus esforços na implementação de novos recursos para o ramo 3.0. Quando o GIMP 3.0 estiver lançado, eles vão finalmente ser capaz de trabalhar na edição não-destrutiva, que pode ser adicionada no GIMP 3.2 ou posteriores. Para mais detalhes, confira o anúncio oficial através deste link.


FONTE: Phoronix | GIMP

COMENTÁRIOS