Lançado o GTK+ 3.18.3 com melhorias para Wayland e Nautilus


Ultimamente, os desenvolvedores do projeto GNOME estão trabalhando duro para lançar a segunda e última versão de manutenção para o ambiente gráfico e estável GNOME 3.18. Isso porque eles irão passar a concentrar todos os seus esforços no próximo grande lançamento, o GNOME 3.20.

Vários componentes e os principais aplicativos foram atualizados como parte do GNOME 3.18.2, incluindo o bem conhecido e multiplataforma GTK+ GUI (Graphical User Interface) toolkit, que chegou a versão 3.18.3. De acordo com o changelog interno, o GTK+ 3.18.3 possui várias correções de bugs, resolvendo mais de 20 problemas relatados pelos usuários desde a versão anterior do software.

Entre as correções, podemos citar a melhoria da função gtk_text_buffer_get_iter_at_*(), melhorias para GtkPlacesView, uma correção para uma falha de segmentação em captured_event_cb, algumas melhorias para dispositivos de armazenamento externos, um vazamento de memória foi corrigido no arquivo gtk-3.0.m4, variáveis WM_DISPLAYCHANGE são agora tratadas a nível global em plataformas Windows, melhor suporte para a IDE Anjuta, o templante de subclasse GtkHeaderBar agora fnciona corretamente, agora é possível carregar arquivos settings.ini de outros locais e implementado o suporte para a detecção de dispositivos de single touch.

Melhorias para Wayland e Nautilus

GTK+ 3.18.3 também adiciona melhorias para o servidor de exibição de próxima geração Wayland e para o gerenciador de arquivos Nautilus (Arquivos). Por exemplo, agora é possível exibir cartões de memória SD e MMC no Nautilus, que não trava mais ao arrastar e soltar sobre a barra lateral.

Para Wayland, GTK+ 3.18.3 adiciona vários locais para GtkTextHandle, torna possível usar tipos de janela de dicas para mapas como subsuperfície e corrige um problema com a janela de pesquisa do componente GtkTreeView.

Entre outras correções interessantes, podemos citar um problema com GtkWindow, uma falha de segmentação em im-quartz discard_preedit, corrige bugs que ocorriam ao arrastar abas, atualiza as traduções de idiomas Basco, Tcheco, Islandês, Norueguês e Eslovaco.

Se sua distribuição Linux traz o GNOME 3.18 como padrão, ou se você possui o ambiente gráfico instalado em seu sistema por meio de repositórios, provavelmente o GTK+ 3.18.3 chegará para você muito em breve, com certeza essa é a a forma mais segura de obter a atualização. GTK+ 3.18.3 é para todos os usuários do GNOME 3.18.


FONTE: Softpedia

COMENTÁRIOS