Lançado o novo driver AMD Radeon Crimson, prometendo melhor desempenho nos jogos


Já está disponível para a plataforma Linux o novo AMD Radeon Software Crimson Edition, o driver que pretende ajudar a aposentar de vez o Catalyst. Com ele também vem a promessa de que alguns jogos terão ganhos de desempenho em mais de 100%, se comparado com o Catalyst para Linux.

O AMD Radeon Software Crimson Edition é marcado como a versão 15.11 (15.30.1025), mas, infelizmente, parece que os usuários terão que esperar mais um pouco para terem acesso a nova interface gráfica baseada em Qt, que foi muito elogiada no Windows por trazer várias funcionalidades interessantes, entre outras características. No Linux, o painel de controle ainda fica por conta do antigo AMDCCCLE (AMD Catalyst Control Center Linux Edition).

Além disso, de acordo com as notas de lançamento, o Linux Kernel 3.19 é o mais recente suportado pelo driver, assim também como o Xorg 1.17. No entanto, há menções de que o Ubuntu 15.10, que traz o Linux Kernel 4.2, é oficialmente suportado pelo driver. O que significa que o novo software da AMD pode ter ao menos um suporte inicial para as versões 4.x do Linux Kernel, algo que não acontecia ha um bom tempo.

Jogos com melhor desempenho

Entre as poucas novidades trazidas pelo Radeon Software Crimson Edition para os usuários Linux, existe uma que pode agradar alguns usuários que possuem alguma GPU da AMD. O novo driver promete mais desempenho dentro dos games.

De acordo com o site VideoCardz, que vazou slides da apresentação do AMD Radeon Software Crimson, o desempenho de Bioshock Infinite vai aumentar em 112%, Total War em 155%, Portal 2 em 115% e DOTA 2 em 113%. Estes são apenas alguns títulos, mas, pressupõem-se que a AMD optou por eles porque mostram os maiores aumentos. Isso significa que, provavelmente, mais jogos também serão beneficiados com o novo driver.


Para fazer download e obter mais detalhes sobre o novo AMD Radeon Software Crimson Edition para Linux, confira as notas de lançamento oficias através deste link.


FONTE: Softpedia | PhoronixVideoCardz | AMD
IMAGENS: Softpedia | VideoCardz

COMENTÁRIOS