Lançado o Regata OS 17.3 Donut com os drivers de vídeo AMD Catalyst 15.9 e NVIDIA 352.41


Já está disponível o Regata OS 17.3, codinome "Donut", com várias melhorias sob o capô. Desta vez, o sistema que usa o openSUSE como base ao invés do Ubuntu, como acontece com as mais conhecidas distribuições Linux, conta com os drivers de vídeo AMD Catalyst 15.9 e NVIDIA 352.41.

Alem disso, graças a ferramenta Smart GPU Select, agora o usuário poderá alternar entre as GPUs da Intel, NVIDIA e AMD sem se preocupar com os drivers proprietários instalados. Isso porque o sistema automaticamente irá apontar qual driver será necessário para suportar a GPU em questão que está instalada na máquina.

Ou seja, é só desligar o computador, retirar a placa de vídeo da AMD, instalar uma da NVIDIA e ligar a máquina novamente para que o Regata OS possa configurar o driver de vídeo proprietário que é necessário para suportar a GPU em questão, por exemplo. O mesmo acontece se o sistema estiver sendo executado com algum produto da Intel. O usuário também irá encontrar os utilitários de configuração dos drivers de vídeo proprietários das fabricantes AMD e NVIDIA.


O Regata OS 17.3 Donut também traz um Linux Kernel de baixa latência, se comparado com a versão anterior. No entanto, a versão continua sendo a 3.16.7. Além disso, também foi adicionado um atalho no lançador de aplicativos para que o usuário possa ter acesso rápido a loja Regata OS Web Store, que funciona direto no navegador e permite que os usuários instalem programas facilmente, além de agora estar totalmente responsiva.

As demais melhorias ficam por conta de algumas correções de bugs e das atualizações dos programas, bibliotecas e de drivers do sistema.

Dos criadores do LinuxBuzz

Para quem ainda não está por dento do assunto, o Regata OS é desenvolvido por nós do LinuxBuzz, além de, claro, ser a distribuição Linux que utilizamos no nosso dia a dia. Estamos sempre procurando novas maneiras de deixar o Regata OS o mais simples possível para os usuários iniciantes no mundo Linux. Uma prova disso é a nossa ferramenta Smart GPU Select, que mencionamos no início deste artigo e a loja Regata OS Web Store, por exemplo.

Além disso, a cada nova versão, o Regata OS está cada veis mais se tornando uma distribuição Linux independente, o que torna as coisas mais interessantes para quem já é usuário Linux de longa data. No entanto, ainda há um longo caminho a percorrer para que o Regata OS seja digno de levantar o martelo do Thor – além dele mesmo.

Para fazer download da imagem ISO do Regata OS, basta visitar o site oficial através deste link. Sinta-se livre para enviar feedback.

COMENTÁRIOS