Plataforma Linux agora conta com mais de 1600 jogos no Steam


Já se passaram três anos desde que a Valve decidiu lançar uma versão beta do Steam para a plataforma Linux, algo que, na época, era praticamente impossível de se imaginar e onde as notícias relacionadas sobre o assunto eram consideradas apenas como rumores.

Agora o Steam já possui mais de 1.600 jogos para Linux! No momento em que escrevo este artigo, a loja da Valve conta com 1.606 títulos disponíveis para o sistema do pinguim. E pensar que um pouco mais de três anos atrás muitas pessoas duvidavam dos planos da Valve para a plataforma Linux.

Obviamente, já se passaram um bom tempo desde que a Valve lançou a versão beta do Steam para Linux e em penas alguns dias (10 de novembro) é quando as Steam Machines serão oficialmente lançadas. Os dispositivos serão equipados com o SteamOS, o sistema operacional da Valve baseado no Debian.

Nestes últimos três anos temos visto a Valve fazendo diversos investimentos significativos para os drivers de vídeo open source, como também em outras áreas da plataforma Linux (em parte através do seu patrocínio com a Collabora e LunarG), e trouxe sua própria coleção de jogos para o sistema do pinguim. Sem falar que a própria Valve está envolvida no desenvolvimento da API Vulkan.

Será interessante ver o quão longe a Valve é capaz de levar os jogos para Linux com o número de usuários ainda inferior a 1%, isso de acordo com o último relatório de hardware e software do mês de outubro de 2015. E você, quais tem sido os seus jogos para Linux favoritos do Steam nos últimos três anos? Deixe-nos saber.


FONTE: Phoronix | Steam

COMENTÁRIOS