Ubuntu 16.04 LTS com Unity 8 terá suporte nativo a apps GTK+


Não é de hoje que os desenvolvedores do Ubuntu estão trabalhando para oferecer aos usuários a melhor experiência possível com o novo ambiente gráfico Unity 8. Agora, a promessa é de que os aplicativos desenvolvidos em GTK terão uma melhor integração com o servidor de exibição Mir.

Quando a Canonical anunciou o servidor de exibição Mir há um tempo atrás, logo no início, surgiram alguns problemas, seja com o suporte de empresas como NVIDIA e AMD ou, até mesmo, em executar aplicativos desenvolvidos em GTK+ no Unity 8 e Mir.

Não basta apenas possuir um novo servidor de exibição, há muitos outros elementos que ainda devem ser trabalhados. Isso significa que a Canonical precisa fazer com que diversos aplicativos possam ser executados no seu novo ambiente gráfico, o Unity 8. Caso contrário, o sistema contará apenas com programas padrões criados pelos próprios desenvolvedores da companhia, fazendo com que o Ubuntu 16.04 LTS com Unity 8 não possa suprir as necessidades dos usuários.

Mir ainda tem um longo caminho a percorrer para que possa se tornar estável o bastante para o usuário final, e uma prova disso é que muitos desenvolvedores ainda ficam com o pé atrás quando o assunto é tornar o software um servidor de exibição padrão. Anteriormente, o foco da Canonical estava direcionada para a plataforma móvel, mas agora que tudo parece estável para o Ubuntu Touch, a empresa atualmente está focando em melhorar a experiencia do Ubuntu para desktop.

Será possível executar aplicativos GTK+ no Unity 8 e Mir

Já faz algum tempo que pudemos ver o suporte para aplicativos GTK+ no Ubuntu com Unity 8 e Mir, uma prova disso é o LibreOffice, que também foi feito para funcionar no Ubuntu Touch. Agora, espera-se que outros programas possam ser executados também no Ubuntu 16.04 LTS com Unity 8.

"Irá estar trabalhando no momento no backend do Mir-GTK para que possamos executar aplicativos GTK nativamente no Mir. Ele tem feito muitos progressos, há alguns bloqueadores e alguns bugs, mas continuam sendo corrigidos, deixando tudo muito bom. Você será capaz de executar apps GTK no Mir no telefone ou no desktop com Unity 8. Você já pode fazer isso, mas está o tempo todo ficando ainda melhor", diz Will Cooke, líder do Ubuntu para desktop.

Aparentemente, a próxima versão do Ubuntu chegará recheada de novidades interessantes, principalmente quando se trata do Unity 8 e Mir. No entanto, vale comentar que o Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus) ainda trará o Unity 7 como ambiente gráfico padrão e o Unity 8 apenas como uma alternativa para os usuários. Isso até que se torne estável o suficiente para o usuário final.

Confira o vídeo abaixo (em inglês) completo ou pule direto até 14:00 para mais detalhes:




FONTE: Softpedia

COMENTÁRIOS