Unity 8 poderá ser o ambiente gráfico padrão no Ubuntu 16.10


Já faz um bom tempo que a Canonical vem trabalhando no Unity 8 e a empresa está sempre sendo questionada sobre quando acontecerá o lançamento oficial do ambiente gráfico. Mas, as últimas informações reveladas pelos desenvolvedores confirmam que o Unity 8 poderá estar disponível como padrão no Ubuntu 16.10.

Felizmente, os desenvolvedores da Canonical não são os únicos que estão trabalhando no Unity 8. Além disso, o ambiente gráfico não chegará ao sistema operacional Ubuntu apenas como uma simples atualização para o Unity 7, pois há vários componentes que também precisam estar disponíveis juntamente com o Unity 8 como, por exemplo, o servidor de exibição Mir e os pacotes Snappy. Neste caso, um depende do outro, sendo assim, o lançamento não pode acontecer se não for possível disponibilizar todos eles juntos.

Ao contrário da mudança do GNOME 2 para o Unity, que foi uma importante atualização na história do Ubuntu, desta vez os desenvolvedores querem que a transição ocorra mais devagar, certificando-se de que tudo ocorrerá bem. Mesmo que o Unity 8 possa parecer com o atual Unity 7, haverá muitas mudanças significativas.

Basta pensar no fato de que os atuais temas de terceiros e ícones não funcionarão mais no Unity 8, pelo menos não no início, e vai demorar um tempo até que o resto da comunidade possa acompanhar o desenvolvimento. A equipe por traz do SO quer ver o Unity 7 por padrão e o Unity 8 como uma alternativa no Ubuntu 16.04 LTS, dando aos usuários e aos desenvolvedores seis meses para aprenderem como funciona o novo ambiente gráfico.

O Unity 8 será padrão no Ubuntu 16.10, mas se tudo der certo

Uma vez que todos estes componentes são partes complexas de software, é impossível prever com precisão que certamente o Unity 8, juntamente com o Mir e os pacotes Snappy, estarão disponíveis como padrão no Ubuntu 16.10, mas, felizmente, este agora é o objetivo da Canonical.

Michael Hall (gerente da comunidade Ubuntu), Kevin Gun (gerente de engenharia do servidor exibição e do Unity), e Pat McGowan (diretor de ferramentas e aplicações da Canonical) tiveram uma reunião interessante durante o último Ubuntu Online Summit, que você pode ver no vídeo abaixo (em inglês). Se você quiser saber mais sobre o Unity 8 estar disponível como padrão no Ubuntu 16.10, adiante o vídeo para 42:10 minutos.




FONTE: Softpedia | YouTube

COMENTÁRIOS