Windows 10 vs Ubuntu: confira testes de desempenho OpenGL com GPUs da NVIDIA


No último domingo (08) publicamos testes realizados pelo site Phoronix de performance OpenGL em gráficos Intel Skylake envolvendo os sistemas operacionais Windows 10 e Ubuntu 15.10.

Agora, o pessoal do Phoronix resolveram fazer os mesmos testes, no entanto, utilizando três modelos diferentes de GPUs da NVIDIA para sabermos como anda o desempenho dos drivers mais recentes da fabricante. Entre os produtos, estão: GeForce GTX 780 Ti, GTX 950 e GTX 980 Ti. Para mais informações sobre as configurações de hardware, acesse este link. Em seguida, é só dar zoom na página utilizando o próprio navegador.

Alem disso, também foi utilizado o driver de versão mais recente já publicado para cada SO até o momento dos testes. Com isso, o Windows 10 ficou com o NVIDIA 358.87, já o Linux conta com o NVIDIA 358.09 (beta). O Ubuntu 15.10 contava com o Linux Kernel 4.2.0-17-generic, X.Org Server 1.17.2 e GCC 5.2.1 e o Windows 10 Pro x64 tinha todas as atualizações instaladas para o sistema no momento dos testes.

O Phoronix ainda ressalta que todos os testes de benchmarks OpenGL foram executados através do software open source Phoronix Test Suite com testes OpenGL conhecidos por serem de qualidade semelhante no Windows e Linux.

Windows 10 vs Ubuntu

Os primeiros testes foram realizados com o jogo já extinto Nexuiz, onde o Ubuntu 15.10 foi muito mais rápido que o Windows 10 em todas as três placas de vídeo testadas. O Phoronix destaca que o game Nexuiz é jogável em qualquer placa de vídeo recente sobre os drivers proprietários, mas é agradável ver bons resultados no Linux:


Com o jogo open-source OpenArena, o Ubuntu 15.10 também foi mais rápido do que o Windows 10. Algo que não aconteceu com o mesmo game nos testes anteriores de performance OpenGL em gráficos Intel Skylake:


Já nos testes de Benchmarks com o Unigine Heaven, tanto em 1080p e 4K estavam na mesma velocidade no Windows e Linux nas três GPUs da NVIDIA:



Com o mais antigo tech demo Unigine Tropics, o Ubuntu 15.10 com o driver proprietário da NVIDIA foi novamente mais rápido que o Windows:




Os resultados do Windows e do Linux foram bem parecidos nos testes com o Unigine Valley:



Semelhante aos testes com gráficos Intel Skylake, o Xonotic com o driver gráfico NVIDIA correu significativamente mais lento no Linux do que no Windows, tanto em 1080p e 4K, mas tudo parecia indicar que estava ocorrendo algum outro tipo de gargalo nas GPUs:



Os resultados dos testes realizados com o GpuTest também foram bem estranhos. O desempenho foi muito baixo para o driver proprietário NVIDIA no Linux:




Conclusão

De acordo com o Phoronix, os resultados com o Xonotic e GpuTest levantam algumas preocupações, mas em outros testes OpenGL realizados com o Ubuntu 15.10 e Windows 10 Pro X64, o desempenho entre os dois sistemas operacionais eram incrivelmente bem parecidos.

Em vários testes, foi bom ver que o Ubuntu 15.10 até saiu na frente nas três placas gráficas GeForce. Estes testes em grande parte apenas continuam provando que o desempenho e os recursos/funcionalidades do driver NVIDIA para Linux continuam sendo muito próximos ao do driver NVIDIA do Windows; é por isso que muitos estúdios de jogos e empresas responsáveis portar games para a plataforma Linux continuam recomendando o uso de drivers proprietários da NVIDIA.

Realmente não há dúvidas de que os produtos da NVIDIA realmente merecem um espaço no coração dos usuários Linux. E você, o que achou dos resultados dos testes realizados pelo Phoronix? Deixe-nos saber a sua opinião.


FONTE: Phoronix
IMAGENS: Phoronix

COMENTÁRIOS