A comunidade está trabalhando em uma versão do Ubuntu Touch para o LG Optimus G


Atualmente, o Ubuntu Touch está oficialmente disponível apenas para um pequeno número de dispositivos, mas isso pode mudar graças a comunidade. Alguns ports do SO móvel já estão em desenvolvimento e parece que o LG Optimus G pode ser o próximo smartphone a obter suporte ao sistema operacional da Canonical.

Trabalhar em um port do Ubuntu Touch para outros modelos de dispositivos de diferentes fabricantes não é uma tarefa fácil, mas a maioria dos desenvolvedores tem dado sorte quando o assunto é integrar certos drivers para coisas como GSM ou Bluetooth. Alguns conseguiram superar as dificuldades encontradas pelo caminho, uma prova disso é o port do SO móvel para o smartphone OnePlus One que parece estar indo muito bem.

O cenário ideal seria se qualquer pessoas com conhecimento suficiente e um pouco de tempo livre fosse capaz de obter o Ubuntu Touch rodando em seu smartphone. A Canonical, fazendo todo o trabalho, ainda está muito longe de conseguir isso, mas as coisas devem ficar mais fáceis em um futuro não muito distante. Os principais problemas estão relacionados com os drivers proprietários que impedem que os desenvolvedores completem a maioria dos ports já disponíveis.

Ubuntu Touch no LG Optimus G

A verdade é que o Ubuntu Touch foi portado para o LG Optimus G há algum tempo atrás, ou, pelo menos, um projeto foi iniciado com este propósito em mente. Infelizmente, o port foi interrompido há alguns meses, e o principal desenvolvedor responsável disse que ele não tem tempo para terminá-lo.

Agora, parece que alguém conseguiu ressurgir o projeto mais uma vez das cinas e postou algumas imagens com o smartphone em seu perfil no Twitter. Não é muito, mas pelo menos é mais do que tínhamos há apenas uma semana. Não há nenhuma indicação sobre os progressos realizados pelo desenvolvedor ou se eles planejam ir além do que eles têm conseguido até agora. Alguns usuários da rede social já estão perguntando sobre um possível port para o LG G2.



Assim que saírem mais novidades sobre o desenvolvimento do port do Ubuntu Touch para o LG Optimus G ou sobre mais ports para outros dispositivos, estaremos publicando no LinuxBuzz e mantendo você informado.


FONTE: Softpedia | Flash Verde/Twitter
IMAGEM: Tecnoblog

COMENTÁRIOS