Lançado oficialmente o KDE Plasma 5.5 com melhorias e suporte a sessão Wayland


Foi lançado nesta terça-feira (08) o KDE Plasma 5.5 com uma série de novas funcionalidades para melhorar drasticamente a experiência geral do usuário. Só de olhar o vídeo publicado pelos desenvolvedores, que você confere logo abaixo, podemos dizer que o KDE Plasma agora está ainda mais maduro o suficiente para ser implantado por padrão em distribuições Linux.



Entre as principais novidades, podemos citar a adição do novo applet Activity Pager, atualização para o tema Breeze Plasma, que agora é mais consistente e melhora o design visual, juntamente com a implementação de uma tela com duas colunas para o Plasma Widget Explorer e do applet Color Picker.

Além disso, os Widgets Application Launcher e Kickoff receberam um pouco mais de atenção e agora há suporte para listar todos os documentos abertos recentemente e para a edição das entradas do menu de aplicações, bem como suporte para pastas, documentos e ações no sistema de Favoritos.

O tema de ícones Breeze também recebeu novos ícones e atualiza os já existentes.

O KDE Plasma 5.5 também reimplementa o suporte ao OpenGL ES no gerenciador de janelas KWin, há agora uma sessão com suporte básico ao Wayland, porém, mais maduro e seguro. Além disso, a nova versão do ambiente gráfico conta com uma nova fonte padrão, acrescenta um módulo de status para o indexador de arquivos, melhora muito o Plasma Networkmanager com validação WPA/WPA2 Enterprise, novo widget campo de senha e mais opções do OpenVPN.

Para mais detalhes sobre todas as novidades implementadas no KDE Plasma 5.5, confira o anúncio oficial através deste link.


FONTE: Softpedia | KDE

COMENTÁRIOS