LibreOffice e Thunderbird podem se unir para concorrer ainda mais com produtos da Microsoft


Os projetos LibreOffice e Thunderbird podem unir forças para concorrer ainda mais com os famosos produtos da Microsoft, a suíte de escritório Office e o serviço de email Outlook, além de criar uma solução mais unificada para os usuários, beneficiando a muitos.

A Mozilla parou o desenvolvimento ativo do cliente de email Thunderbird há alguns anos e deixou o projeto nas mãos de voluntários e membros da comunidade. A fundação não está vendo um futuro para este tipo de aplicação, mas parece que isso não é realmente o caso. Muitas vezes, o Thunderbird é descrito como um gerenciador de informações pessoais e integra funções como email, lista de contatos, calendário e tarefas. Como se constata, a The Document Foundation gostaria de receber a integração de uma aplicação tão poderosa em sua própria suíte de escritório e, realmente, isso não está tão longe de acontecer.

Thunderbird e LibreOffice juntos no futuro

Já não é nem uma novidade saber que o Thunderbird não está se movendo em linha reta e que o desenvolvimento da aplicação caiu consideravelmente. Sem falar que novos recursos raramente são implementados e a maior parte dos lançamentos de novas versões integram apenas correções de segurança.

Algumas discussões foram iniciadas pelo presidente do conselho Thunderbird, R Kent James, que quer saber o que está acontecendo com a relação entre o Thunderbird e a Mozilla. Acontece que o cliente de email poderia não fazer mais parte dos projetos da fundação, mais cedo ou mais tarde.

"Eu entendo que o futuro do Thunderbird está atualmente em discussão e praticamente aberta. Se for decidido que o Thunderbird deverá sair da Mozilla, eu gostaria de sugerir que fôssemos até a The Document Foundation e para perguntar se eles estão interessados. Me parecesse que o Thunderbird pode ser um bom complemento para a sua suite de escritório LibreOffice", diz Mitchell Baker, presidente executivo da Mozilla Foundation.

A The Document Foundation já está planejando desenvolver o seu próprio software gerenciador de informações pessoais, porém, agora pode não ser mais necessário caso o Thunderbird seja unificado com o LibreOffice. Por enquanto, há apenas promessas, mas a unificação parecesse ser uma boa ideia.

Um wiki abrangente, embora não oficial, foi colocado em conjunto com todas as ideias e as declarações que foram feitas até agora a respeito de uma colaboração entre a The Document Foundation e Thunderbird. Assim que saírem mais informações sobre uma possível unificação do Thunderbird e LibreOffice, manteremos você informado.


FONTE: Softpedia | Google GroupsThe Document Foundation Wiki

COMENTÁRIOS