Linguagem de programação Swift, da Apple, agora é open source


Foi durante o evento WWDC 2015 que a Apple anunciou que sua linguagem de programação Swift seria open source. Agora, a empresa resolveu honrar o seu compromisso de tornar o Swift uma plataforma de código aberto e até lançou o site Swift.org para promover a novidade.

Por padrão, softwares feitos com o Swift são compatíveis com OS X, iOS e Linux. No entanto, A ideia da companhia é tornar a sua linguagem de programação uma das formas mais populares de desenvolver aplicações no futuro e, como a plataforma agora é open source, não deve demorar muito para que uma versão compatível também com Windows e Android possa surgir.

Com tudo, algumas APIs específicas ainda continuam em propriedade da Apple, mas os desenvolvedores cadastrado no site da empresa podem ter acesso a esses complementos dentro das diretrizes especificadas. Já o Swift como um todo, está disponível sob a licença Apache 2.0, que permite uso comercial e particular sem maiores restrições.

Atualmente, além de encontrar snapshots de desenvolvimento no Swift.org para o OS X, também é possível ter acesso a versões para o Ubuntu 14.04 e Ubuntu 15.10. Os pacotes são baseados no Swift 2.2 e foram lançados na última terça-feira, dia 01 de dezembro.

Todo o código open source do Swift e sua integração com o LLVM/Clang pode ser encontrado através da página da Apple no GitHub. Para mais informações, confira o site oficial.


FONTE: Phoronix | TecMundoSwift

COMENTÁRIOS