Linux Foundation vai trabalhar em um blockchain padrão, tecnologia por trás do Bitcoin

A Linux Foundation, em parceria com mais vinte empresas, como IBM, Intel e Cisco, anunciou que vai realizar uma pesquisa que tem o intuito de unificar e desenvolver ainda mais a tecnologia blockchain, o núcleo por traz das cryptocurrency — as “criptomoedas” (ou moeda de criptografia) da internet, incluindo o Bitcoin.

Os blockchains (cadeia de blocos) são um sistema de contabilidade. São uma maneira de esclarecer e validar um registro, uma transação. Porém, ao contrário de outros sistemas, o registro gerado pelo blockchain é distribuído, ou seja, está presente em todas as partes onde o software é rodado, além de ser à prova de falsificação.

A tecnologia tornou-se famosa por conta do Bitcoin, mas também é agnóstico suficiente para ser usado em outros campos da atividade. Estes incluem o setor financeiro, seguros, manufatura, governo e assim por diante. Com tudo, o problema com o blockchain é que existem várias versões desenvolvidas por comunidades espalhadas e desconhecidas de desenvolvedores mundo afora.

Porém, agora a Linux Foundation deve liderar o projeto chamado Hyperledger, para criar uma tecnologia blockchain universal e open source para fins empresariais, juntamente com as empresas Accenture, ANZ Bank, Cisco, CLS, Credits, Deutsche Börse, Digital Asset Holdings, DTCC, Fujitsu Limited, IC3, IBM, Intel, J.P. Morgan, London Stock Exchange Group, Mitsubishi UFJ Financial Group (MUFG), R3, State Street, SWIFT, VMware e Wells Fargo.

Com a fundação gerenciando o projeto open source de colaboração mais bem sucedido de todos os tempos (o Linux Kernel) e acompanhando vários outros projetos (Node.js, IoTivity, Dronecode e etc.), não há nenhum outro administrador mais respeitado e confiável.

Mais detalhes sobre o projeto Hyperledger poderão ser revelados nos próximos dias. Para conferir o anúncio oficial da Linux Foundation e obter mais detalhes sobre a novidade, acesse este link.


FONTE: SoftpediaLinux Foundation | Endeavor Brasil

COMENTÁRIOS