Mesmo com a chegada das Steam Machines, uso do Linux no Steam ainda é menor que 1%


Apesar de um lento crescimento ao passar dos meses e mesmo com a chegada das Steam Machines, o uso da plataforma Linux no Steam ainda é inferior a 1%, isso de acordo com informações da própria Valve em seus resultados de estatísticas do Steam sobre hardware e software do mês de novembro de 2015.

De acordo com os resultados, o sistema do pinguim agora possui um valor global de 0,98%, ou um aumento de apenas 0,03% sobre o mês anterior. É ainda bem abaixo do recorde histórico para o uso do Linux no Steam, que estava perto de 2% quando a plataforma de distribuição digital de jogos originalmente estreou no Linux, enquanto a maior parte de 2015 foi bem inferior a 1%.

A pesquisa também revela que os usuários preferem jogar os seus jogos no Ubuntu. De acordo com o relatório, o Ubuntu 14.04.3 LTS (Trusty Tahr) possui cerca de 22,29% do jogadores, seguido pelo Ubuntu 15.10 (Wily Werewolf), que está agora com 14,74%, Linux Mint 17.2 (Rafaela) com 10,64% e Ubuntu 15.04 (Vivid Vervet) a 6,61%.

Será interessante ver a participação de mercado do Linux no Steam nos próximos meses e se as Steam Machines irão conseguir decolar, mas, até agora, os dispositivos não tem recebido comentários atraentes o suficiente para que os gamers do Windows, por exemplo, migrem para o Linux.

Por outro lado, a boa notícia é que parece que há mais e mais jogos no Steam com suporte para a plataforma Linux. No momento em que escrevo esse artigo, há 1685 títulos para você escolher. O resultado é mostrado no final da página ao escolher os filtros "Jogos" e "SteamOS + Linux". A este ritmo, provavelmente, teremos mais de 1.700 jogos para Linux no Steam até o final de 2015.

Para mais detalhes sobre os resultados da pesquisa do Steam do mês de novembro, acesse este link.


FONTE: Phoronix | Softpedia | Steam

COMENTÁRIOS