Mozilla vai por fim no desenvolvimento do Firefox OS para smartphones


A Mozilla anunciou em um evento que ocorreu na última terça-feira (08) em Orlando, nos Estados Unidos, que não vai mais vender dispositivos com o Firefox OS e que vão por fim no desenvolvimento do sistema operacional para smartphones. De acordo com a fundação, isso aconteceu pelo fato do SO não ter oferecido a melhor experiência possível para o usuário.

Além disso, o SO não vingou no mercado. As vendas são baixas em dispositivos que trazem o Firefox OS. O sistema operacional da Mozilla foi portado para um grande número de dispositivos, porém, não poderia competir com o Android e iOS.

“Estamos orgulhosos dos benefícios que o Firefox OS trouxe para a plataforma web e vamos continuar fazendo experimentos por meio de dispositivos conectados. [O] Firefox OS experimentou a flexibilidade da rede, indo de smartphones mais básicos aos televisores HD. Entretanto, não conseguimos oferecer a melhor experiência para o usuário, por isso vamos parar de disponibilizar o Firefox OS para smartphones em nossos canais”, explicou Ari Jaaksi, executivo da Mozilla, ao site TechCrunch.

Ainda, de acordo com uma publicação criada por Jaaksi no Twitter, ele revela que que esse não é o fim do Firefox OS, pois a tecnologia do sistema vai ajudar a Mozilla em projetos envolvendo a Internet das Coisas.



O Firefox OS estava em desenvolvimento desde 2012 e tinha como objetivo conquistar o mercado de smartphones de baixo custo ao trazer um sistema leve e baseado na web. Será interessante ver qual posição a Canonical vai tomar com o seu SO para dispositivos móveis, o Ubuntu Touch, e se ele será capaz de competir acirradamente com o Android e iOS.


FONTE: Phoronix | TecMundoTechCrunch

COMENTÁRIOS