ownCloud e Collabora anunciam o LibreOffice Online para o ownCloud Server


As empresas ownCloud, Inc. e Collabora anunciaram nesta terça-feira (15) uma parceria para trazer uma nova ferramenta para os usuários do LibreOffice e ownCloud, baseada no projeto LibreOffice Online e no robusto serviço de armazenamento e sincronização de arquivos open source ownCloud Server.

Além disso, as duas empresas têm o prazer de anunciar a primeira prévia do CODE (Collabora Online Development Edition), uma ferramenta projetada para oferecer aos usuários uma máquina virtual que contém os projetos LibreOffice Online e ownCloud Server, permitindo aos usuários editar documentos de escritório, tais como texto, planilhas e apresentações através da interface baseada na web do ownCloud.

Esta não é a primeira vez que ouviu-se falar sobre o LibreOffice Online para o ownCloud. Há algum tempo atrás, um grupo de desenvolvedores independentes já estavam trabalhando em um projeto chamado LibreOnline, uma versão do LibreOffice Online transformada em um aplicativo que pode ser instalado no servidor ownCloud, porém, não tão polido e maduro como o CODE.

Segundo informações do Softpedia, Jos Poortvliet, gerente da comunidade ownCloud, revelou ao site que a Collabora contratou a equipe de desenvolvedores por trás do projeto LibreOnline para que adicionassem mais recursos e implantacem o LibreOffice Online no ownCloud em uma escala maciça. Com isso, especula-se que o LibreOnline possa ser descontinuado em breve, agora que o CODE foi lançado.

A atual situação do LibreOffice Online para ownCloud

Atualmente, o LibreOffice Online oferece uma interface de usuário bem simples, mas a Collabora conseguiu adicionar mais recursos úteis, integrando suas tecnologias no ownCloud. Como esta é apenas uma versão prévia de desenvolvimento do LibreOffice Online para ownCloud, a Collabora promete implementar funcionalidades ainda mais atraentes em um futuro próximo.



O recurso de renderização do LibreOffice Online é o mesmo encontrado na versão da suíte de escritório multiplataforma e open source para desktop, o que significa que os documentos editados no desktop terão a mesma aparência quando forem visualizados online através do LibreOffice Online para ownCloud. Além disso, a ferramenta suporta todos os elementos comuns embutidos nos documentos, incluindo imagens, gráficos, estilos de texto, tabelas e word-art.

Os usuários do ownCloud interessados em experimentar o CODE (Collabora Online Development Edition), pode fazer download da ferramenta no site oficial da Collabora, através deste link.


FONTE: Softpedia
IMAGEM: Softpedia

COMENTÁRIOS