Será que 2015 foi o ano dos jogos no Linux? Confira os principais destaques deste ano


Nos últimos 12 meses houve mais de 700 jogos lançados para Linux no Steam. Certo, esta não é uma contagem exata, mas foi no mês de março deste ano que o sistema do pinguim alcançou seus mil jogos na plataforma de distribuição digital da Valve. Enquanto isso, no momento em que escreve este artigo, há 1.753 títulos disponíveis. Com isso, podemos afirma que 2015 foi um marco para Linux, principalmente quando o assunto é games.

E não para por ai. Foi em 2015 que o SteamOS 2.0 Brewmaster foi oficialmente lançado, ouve a estréia das Steam Machines e uma série de jogos AAA foram anunciados para a plataforma Linux como, por exemplo, GRID Autosport, DiRT Showdown, Shadow of Mordor, Alien: Isolation, Dying Light e muito mais.

Os drivers open source para Linux também melhoraram muito este ano, permitindo executar alguns jogos sem a necessidade de instalar os drivers proprietários, graças ao contínuo suporte ao OpenGL 4. Com tudo, em alguns games, os drivers oficiais da NVIDA e AMD ainda são necessários, proporcionando um melhor desempenho, se comparado com os drivers de código aberto.

Embora os jogos e as engines de desenvolvimento de games open source não tenham tantas notícias emocionantes para este ano, o espaço comercial está indo muito bem na plataforma Linux, mesmo que a participação de mercado global do Linux no Steam ainda seja apenas cerca de 1%. O que faltou mesmo para fechar o ano com chave de ouro foi o lançamento da API Vulkan, que só deve chegar em algum momento de 2016.

Os principais destaques de notícias sobre jogos para Linux de 2015

Separamos para você as principais notícias, em um total de 165, publicadas no LinuxBuzz em 2015 sobre jogos para Linux. Confira:

Dying Light também chega dia 27 de janeiro para Linux no Steam
A Techland tem anunciado a data de lançamento oficial para o game Dying Light. A versão digital chega para SteamOS/Linux e Windows dia 27 de janeiro, assim como as versões digital e física para PlayStation 4 e Xbox One.

Valve lança o SteamOS Sale e confirma vários novos jogos para o Linux
A Valve está aproveitando bastante a Games Developer Conference (GDC) de 2015 para tornar a semana ainda mais emocionante para os Linux gamers. Agora a empresa lançou o SteamOS Sale e confirmou a chegada de vários jogos AAA sendo portados para o Linux.

Steam chega a marca de 1 mil jogos para Linux
O Steam chegou a marca de 1 mil jogos para Linux/SteamOS. Se for incluído outros softwares, como demos e DLCs, há um pouco mais de 1.800 itens disponíveis nativamente para Linux.

O game BioShock: Infinite agora está disponível para Linux
Ultimamente tem surgido muitos games de peso no Linux, quem é um Linux gamer sabe como é emocionante ver estes acontecimentos. Desta vez, quem chegou no mundo do pinguim foi o BioShock: Infinite.

Lançado o novo SuperTuxKart 0.9 construído com uma nova engine OpenGL 3
Foi lançado o novo SuperTuxKart 0.9. Na construção do jogo foi utilizada uma nova engine, tornando possível gráficos bastante melhorados, requerendo OpenGL 3.1 ou superior.

Lançada atualização gráfica de Half-Life 2 para Linux
Foi lançada para Linux a atualização gráfica criada pelos fãs do jogo Half-Life 2. O update possui 7GB e traz melhorias incríveis para o jogo de 2004, incluindo iluminação melhorada, efeitos especiais, mais detalhes no mapa, inúmeras correções de bugs e um modo de comentários da comunidade.

Spec Ops: The Line lançado para Linux no Steam
Spec Ops: The Line agora está disponível para Linux no Steam. O porte do jogo para Linux foi feito usando camada de Programação Virtual eON, a mesma tecnologia que tornou possível trazer para a plataforma Linux os títulos The Witcher 2, Stronghold 3 Gold e Bioshock Infinite.

Segundo a Pieces Interactive, Vulkan pode ser ainda melhor que o DirectX 12
Em entrevista ao site Worlds Factory, a desenvolvedora Pieces Interactive, que é a responsável pelo jogo Magicka 2, fez diversos elogios ao DirectX 12, a nova API da Microsoft que deve estrear juntamente com o Windows 10. Entretanto, os membros da companhia não consideram somente ela como uma opção para o futuro.

Out of Reach: mais um jogo com acesso antecipado para Linux no Steam [vídeo]
Out of Reach é mais um título que chega ao Linux com acesso antecipado, ou seja, o jogo vai evoluindo à medida em que o jogador se diverte e envia feedbacks aos desenvolvedores para futuras correções de bugs e melhorias.

ARK: Survival Evolved agora está disponível para Linux e OS X no Steam
Com o seu lançamento inicialmente adiado, ARK: Survival Evolved, um dos jogos mais populares de sobrevivência multiplayer da loja Steam, agora finalmente está disponível em Early Access para Linux e OS X.

Star Wars: Knights of the Old Republic II - The Sith Lords chega oficialmente ao Linux
Após várias especulações, Star Wars: Knights of the Old Republic II - The Sith Lords agora está oficialmente disponível para Linux no Steam. Isso graças a empresa Aspyr Media, especializada em portes de jogos do Windows para Linux e OS X.

Versão estável do RPG de ação Victor Vran já está disponível no Steam
O RPG de ação Victor Vran deu adeus ao Early Acess no ultimo sábado (25) e finalmente teve sua versão estável lançada na loja da Valve. O título, que conta com a mesma visão isométrica presente em Diablo, foi desenvolvido pela Haemimont Games e publicado no Steam pela EuroVideo Medien.

Middle-Earth: Shadow of Mordor lançado para Linux, mas apenas para usuários NVIDIA
Middle-Earth: Shadow of Mordor já está disponível para Linux no Steam. Trata-se de um porte criado pela Feral Interactive. Atualmente, apenas os usuários que possuem placa de vídeo da NVIDIA poderão jogar Middle-Earth: Shadow of Mordor no Linux.

GOG: loja online agora possui novo instalador para jogos no Linux
Há um pouco mais de um ano a loja online GOG passou a suportar oficialmente o Linux e logo no início passou a oferecer mais de 50 títulos compatíveis com a plataforma, incluindo uma série de itens exclusivos. Agora o GOG criou novos instaladores de seus jogos para o Linux com o intuito de facilitar a vida dos usuários.

Graças a desenvolvedora Virtual Programming, DiRT Showdown já está disponível para Linux
DiRT Showdown finalmente chegou ao Linux e, como você já deve ter imaginado, já está disponível para compra no Steam. A responsável pelo porte do jogo para plataforma do pinguim é a desenvolvedora Virtual Programming.

Company of Heroes 2 já está disponível para Linux no Steam
A Feral Interactive prometeu e cumpriu: Company of Heroes 2 já esta disponível para Linux no Steam. Assim como tínhamos mencionado na semana passada, trata-se de um porte criado pela empresa para as plataformas Linux e OS X.

XCOM 2 já está em pré-venda para Linux no Steam
XCOM 2 já está em pré-venda para Linux no Steam. Já tinha sido anunciado há algum tempo que o título teria suporte para a plataforma do pinguim. O estúdio responsável pelo porte é a Feral Interactive. Sem falar que, provavelmente, todas as plataformas suportadas iram obter o jogo ao mesmo tempo, algo que não acontece com muita frequência com o Linux.

Testes de benchmarks revelam que GPUs da NVIDIA são melhores para rodar jogos no SteamOS
Hoje em dia já não é mais novidade ver as GPUs da NVIDIA deixando os produtos da concorrente AMD comendo poeira no Linux. Quem já pesquisou mais a fundo sobre o assunto, sabe que isso está relacionado com os drivers proprietários das fabricantes. E, como não poderia ser diferente, o mesmo acontece com o SteamOS 2.0 "Brewmaster" (update 2.40), que é baseado no Debian.

Alien: Isolation já está disponível na plataforma Linux
Para você que não perdeu a fé na chega do título, eis aqui a recompensa: Alien: Isolation já está disponível para Linux no Steam, a maior plataforma de distribuição digital de jogos para computadores e privilegiada no sistema do pinguim.

Batman: Arkham Knight é adiado e não chegará a tempo para o lançamento das Steam Machines
A Feral Interactive, empresa responsável por desenvolver diversos portes, tanto para Linux quanto para Mac, decidiu adiar o lançamento de Batman: Arkham Knight para ambas as plataformas. Com isso, o título não chegará a tempo para o lançamento das Steam Machines.

Trine 3: The Artifacts of Power já está oficialmente disponível na plataforma Linux
Após passar um mês em sua fase beta aberto, a versão para Linux/SteamOS de Trine 3: The Artifacts of Power, famoso por possuir muitos quebra-cabeças e excelentes gráficos de encher os olhos, já está oficialmente disponível.

Grow Home, da Ubisoft, agora está disponível para Linux e SteamOS
Na semana passada publicamos um artigo onde falávamos que Grow Home poderia ganhar uma versão para a plataforma Linux. Agora, confirmando o que anteriormente era considerado apenas rumos, o jogo, que é desenvolvido pela Reflections, pertencente à Ubisoft do Reino Unido, já está oficialmente disponível para Linux e SteamOS.

Magicka 2 lançado oficialmente para Linux e SteamOS
Após passar um curto período em sua fase beta, finalmente Magicka 2 está oficialmente disponível para a plataforma Linux, seja para a jogatina em uma Steam Machine ou no desktop. Os desenvolvedores do jogo já avinham lançado a versão final do título, porem, eles acaram voltando atrás para lançar o game junto com o lançamento oficial das Steam Machines, que ocorreu nesta terça-feira (10).

The Long Dark agora possui suporte ao Steam Controller e já está disponível para Linux e SteamOS
Foi no mês passado que publicamos um artigo onde falamos que The Long Dark estava cada vez mais próximo de uma versão para a plataforma Linux. Agora, finalmente, o jogo foi oficialmente lançado para Linux e SteamOS.

Para comemorar chegada das Steam Machines, Valve faz promoção com 45 jogos para Linux
Como você já deve saber, a Valve lançou oficialmente as primeiras Steam Machines, dispositivos que trazem o SteamOS, sistema operacional baseado no Debian. Para comemorar a ocasião, a empresa resolveu colocar em promoção 45 jogos, todos com suporte para a plataforma Linux.

FPS Storm United ganha atualização e obtém melhor desempenho no Linux
Storm United, jogo multiplayer de tiro em primeira pessoa (FPS) que está atualmente disponível em Early Access no Steam, acaba de ganhar um novo patch com novas funcionalidades, ajustes e correções. Além disso, os desenvolvedores aproveitaram a ocasião para dar uma atenção especial para a plataforma Linux, onde o jogo agora possui melhorias significativas no desempenho.

Dying Light: The Following também estará disponível para a plataforma Linux
A nova expansão de Dying Light, chamada de The Following, aparentemente, terá um tamanho massivo e conteúdo de sobra para os jogadores. O problema é que começaram a surgir alguns rumores na internet de que o DLC não iria estar disponível para a plataforma Linux. Porém, por meio do Twitter, os desenvolvedores confirmaram o lançamento também para o sistema do pinguim.

Mesmo com pequena fatia de usuários, plataforma Linux alcança a marca dos 1700 jogos no Steam
Apesar dos resultados da pesquisa do Steam do mês de novembro revelarem que o uso da plataforma Linux ainda é inferior a 1% no serviço da Valve, o sistema do pinguim continua recebendo jogos e, segundo informações da própria empresa, agora o Linux já conseguiu alcançar a marca dos 1.700 games.

GRID Autosport já está disponível para a plataforma Linux no Steam
A Feral Interactive já tinha prometido na semana passada que GRID Autosport estaria disponível hoje (10) nas plataformas Linux e OS X. Agora, a empresa cumpriu sua promessa e liberou o título para todos os jogadores. Essa com certeza é uma boa notícia, principalmente para os usuários que estavam sentindo falta de mais um game de peso do gênero em suas bibliotecas, especialmente aqueles que adquiriram uma Steam Machine.

Total War: ATTILA já está disponível no Steam para a plataforma Linux
Na semana passada publicamos um artigo onde falávamos que Total War: ATTILA poderia ganhar uma versão para a plataforma Linux devido a arquivos envolvendo o sistema do pinguim no site SteamDB. Agora, confirmando os rumores, o título acaba de chegar no Linux/SteamOS, juntamente com a mais recente expansão do game.

Feral Interactive esta se preparando para lançar XCOM 2 Digital Deluxe Edition no Linux
A Feral Interactive anunciou na última quinta-feira (10) que XCOM 2 Digital Deluxe Edition já está disponível em pré-venda no Steam, o lançamento oficial do jogo só deve acontecer no dia 5 de fevereiro de 2016. Ai vem a boa notícia, o game também estará disponível para as plataformas Linux e OS X ao mesmo tempo em que o título será lançado para Windows.

F1 2015 pode ganhar versão para a plataforma Linux muito em breve
Quem é usuário Linux e amante de jogos de corrida, sabe que não é nada fácil depender apenas da biblioteca de jogos do Steam. Isso porque, atualmente, há apenas duas opções de peso, são o recém lançado GRID Autosport e DiRT Showdown. Porém, isso pode mudar muito em breve, pois F1 2015 pode ganhar também uma versão para o sistema do pinguim.

Graças a Valve, Street Fighter V também estará disponível para Linux
A Capcom revelou nesta quinta-feira (17) que está trabalhando com a nossa querida Valve para trazer Street Fighter V, um dos jogos mais esperados para 2016, ao SteamOS o que deve, obviamente, beneficiar também toda a plataforma Linux. O título é desenvolvido com a Unreal Engine 4, uma das maiores engines de jogos que também possuem suporte ao sistema do pinguim. Quem também deve receber o game é o PlayStation 4 e o Windows.

Dose dupla: dois títulos da série Saints Row já estão disponíveis para Linux/SteamOS
Se você curte a série Saints Row do estúdio Volition, temos boas notícias para você. Já está disponível para a plataforma Linux no Steam dois títulos da franquia, Saints Row IV, jogo de ação e aventura em mundo aberto, e o novo Saints Row: Gat out of Hell, ambos com lançamento inicial em 20 de agosto de 2013 e 20 de janeiro de 2015, respectivamente.

Divinity: Original Sin - Enhanced Edition é finalmente lançado para Linux/SteamOS
Se você é fã de jogos RPG, temos uma boa notícia para você. Assim como foi prometido por Swen Vincke, chefe da Larian Studios, desenvolvedora responsável pelo game, Divinity: Original Sin - Enhanced Edition já está disponível para a plataforma Linux, como também para o OS X. O título é considerado um dos melhores do gênero de 2015 e conta com uma série de novidades e melhorias.


FONTE: Phoronix | Steam

COMENTÁRIOS