Já está disponível para download a versão Alpha do Remix OS 2.0


Já está disponível para download e teste o Remix OS 2.0 Alpha, a versão do SO inicialmente apresentada na CES 2016 pela desenvolvedora Jide. O sistema operacional é baseado no Android-x86 (Android Lollipop) e promete oferecer uma excelente experiência baseada no Android, além de poder ser instalado, obviamente, em máquinas x86 – arquitetura adotada pela grande maioria dos processadores da Intel e AMD.

O Remix OS 2.0 também permite acesso à Play Store para o download dos “mais de 1,6 milhão de aplicativos disponíveis”, conforme observa a desenvolvedora do projeto. O ambiente gráfico do sistema operacional é bastante simples, mas funcional, bem parecido com a interface do Chrome OS e conta com barra de notificações, menu de aplicativos e com botões de acesso aos apps abertos anexado junto da barra de tarefas.

Entre os atalhos de teclado padrões do Remix OS, esta o tradicional “Alt + Tab”, por exemplo, onde o usuário pode alternar entre as janelas abertas rapidamente. Para acessar a área de trabalho, basta apertar os botões “Win + D”. Além disso, as funções ativadas pela tecla “Fn” também podem ser utilizadas.

Se você está curioso e quer experimentar o Remix OS 2.0 Alpha, veja como fazer isso abaixo. Contudo, vale salientar que o sistema operacional pode apresentar falhas por ainda está em fase de desenvolvimento. Portanto, não use sua máquina principal para realizar a instalação. Certifique-se ainda de fazer o backup dos arquivos armazenados pelo computador que deverá receber o novo sistema, pois erros podem ocorrer durante a instalação.

Requisitos
  • Arquivo ISO do Remix OS 2.0 (download)
  • Programa para criação de pendrive bootável
  • Pendrive com no mínimo 4 GB livres
  • Computador com arquitetura x86
Faça o download do Remix OS

Para fazer download do Remix OS 2.0, basta visitar o site oficial do desenvolvedor, través deste link, e marcar a caixa “I am a developer and have read the above message”. Em seguida, clique sobre o botão “Download”.


Prepare sua unidade USB

O arquivo baixado estará compactado (.zip), nele você vai encontrar a imagem ISO do sistema operacional e a ferramenta Remix OS USB Installer, que pode ser usada para a criação do pendrive bootável, facilitando sua vida, com tudo, só funciona no Windows.

Porém, você também pode utilizar o multiplataforma Unetbootin (para instalar esta aplicação, pesquise por ela no seu gerenciador de pacotes ou loja de apps, no caso do Ubuntu) ou alguma outra ferramenta como a Win32 Disk Imager (Windows) ou o SUSE Studio Imagewriter (openSUSE/Regata OS).

Porém, em alguns casos, o Unetbootin pode não ser a melhor opção, pois o resultado final nem sempre pode funcionar como o esperado. No entanto, se você é usuário do Ubuntu, pode seguir este tutorial. Com alguns passos simples, você conseguirá criar um dispositivo USB bootável do Remix OS.

Inicialização do sistema através do pendrive

Conecte seu pendrive bootável ao computador que deverá receber a instalação do Remix OS. Reinicie o PC e, na tela de inicialização, pressione F12 para acessar a BIOS – a tecla pode variar de acordo com a fabricante. Nas opções de boot, selecione sua unidade USB e aperte “Enter”. Nota: pode ser necessário desabilitar a opção “Secure Boot” em alguns casos para que a inicialização através do pendrive possa ser feita.


Configuração de instalação

Executado o boot por meio do pendrive, as preferências de instalação do novo sistema devem então ser definidas. Escolha, na tela seguinte, a segunda opção de instalação (“Resident mode – all your data and apps are saved”) para que seus aplicativos e dados possam ser salvos sempre que o Remix OS for acessado.


Aguarde pela finalização da instalação e selecione a linguagem do sistema (o português não está disponível). Concorde com os termos da desenvolvedora, clique em “Next” e conecte o computador à sua rede local.


Pronto! Seu computador com a versão Alpha do Remix OS 2.0 já pode começar a ser testado!


FONTE: Tecmundo
IMAGENS: Tecmundo | Jide

COMENTÁRIOS