GNOME Software já está disponível para o Ubuntu 16.04 LTS através de um novo PPA


Os desenvolvedores da Canonical disponibilizaram um novo PPA para a versão de desenvolvimento do Ubuntu 16.04 LTS para que os usuários que estejam testando esta versão do SO da empresa possam experimentar o GNOME Software, aplicação que pretende substituir a Central de programas do Ubuntu, também conhecida como Ubuntu Software Center.

Uma das coisas mais interessantes anunciadas no último Ubuntu Developer Summit foi o fato de que a Canonical queria substituir o Ubuntu Software Center pelo GNOME Software, decisão que foi muito bem recebida pela comunidade.

Na verdade, os usuários têm se perguntado por que o GNOME Software ainda não está disponível nas build diárias de desenvolvimento do Ubuntu 16.04 LTS. O lançamento deste sistema operacional está previsto para o mês de abril de 2016, de modo que não resta muito tempo. Acontece que a Canonical vem trabalhando nessa transição, mas não é tão simples como se poderia pensar e ainda há muitas coisas pendentes.


GNOME Software disponível via PPA

Os desenvolvedores do Ubuntu ainda não estão prontos para disponibilizar o GNOME Software modificado para o ramo principal do Ubuntu 16.04 LTS e ainda há alguns problemas que precisam ser corrigidos antes que isso aconteça.

"Como você já deve saber, estamos procurando fazer a mudança do Ubuntu Software Center para o GNOME Software no Ubuntu 16.04 LTS. [...] Estamos impedidos de disponibilizar isso diretamente para o arquivo [imagem ISO] do Xenial, mas esperamos ter algum progresso sobre isso em breve. [...] Eu ainda estou trabalhando no suporte ao Ubuntu One para que seja possível postar comentários - de preferência utilizando [a biblioteca] libaccounts, mas parece que isso não está funcionando mais no desktop Ubuntu", explica o desenvolvedor Robert Ancell.

Caso você esteja testando a versão de desenvolvimento do Ubuntu 16.04 LTS e queira experimentar o GNOME Software, você terá que adicionar o PPA GNOME Software em seu sistema operacional. Para isso, abra o seu Terminal (use o atalho de teclado Ctrl+Alt+T no Unity) e execute o comando abaixo, basta copiar, colar e pressionar Enter. Não se esqueça de informar sua senha (a senha root) quando for solicitada no Terminal.
sudo add-apt-repository ppa:ubuntu-desktop/gnome-software && sudo apt-get update && sudo apt-get install gnome-software -y
Vale ressaltar que, como a aplicação ainda está em desenvolvimento, erros são esperados. Caso você seja um testador do Ubuntu 16.04 LTS e pretende experimentar o GNOME Software, compartilhe com a galera suas impressões deixando um comentário.


FONTE: Softpedia | Ubuntu
IMAGEM: Softpedia

COMENTÁRIOS