Já está disponível a versão final do Linux Kernel 4.4 LTS trazendo melhorias e novas funcionalidades


Foi anunciado no último domingo (10) por Linus Torvalds a versão final e estável do Linux Kernel 4.4 LTS  (Long-Term Support - suporte a longo prazo). Entre as novidades que merecem destaque na nova versão do kernel, está o suporte 3D para o driver de GPU virtual, permitindo gráficos 3D acelerados por hardware em guests de virtualização.

Além disso, também há um mais enxuto e rápido dispositivo de loop que suporta Asynchronous I/O e Direct I/O, aumentando assim o desempenho do sistema e economizando memória, suporte para Open-Channel Solid State Drives (SSDs) através do LightNVM e para o "journaled" RAID5 MD, que corrige alguns problemas de gravação de RAID.

Nada desagradável aconteceu esta semana, então Linux-4.4 está disponível em todos os locais habituais. Não são muitas as mudanças desde o rc8. Há cerca de um terço de atualizações para arch, um terço para drivers e um terço de "misc" [variados] (principalmente para algumas coisas do núcleo e rede), mas é tudo pequeno. Notável pode ser o inquebrável ABI x86-32 "sysenter", quando alguém (*tosse*android-x86*tosse*) fez mau uso por não usar o vdso e em vez disso usar a instrução direta", diz Linus Torvalds em seu anúncio.

Além das novas características implementadas no Linux Kernel 4.4 LTS, podemos notar uma grande quantidade de drivers atualizados, bem como a adição de novos, permitindo que o kernel tenha suporte a hardwares mais modernos e todos os tipos de dispositivos. O Linux Kernel 4.4 LTS, traz também muitas melhorias sob o capô e inúmeras correções de bugs, obviamente.

Para mais detalhes sobre o Linux Kernel 4.4 LTS, confira o shortlog completo com todas alterações realizadas desde o último RC8 no anúncio oficial, através deste link. Se tudo ocorrer bem, em breve publicaremos um tutorial de instalação no Ubuntu/derivados.


FONTE: Softpedia | LKML

COMENTÁRIOS