Já estão oficialmente disponíveis os sabores do Ubuntu 16.04 LTS Alpha 1


Walter Lapchynski, da Canonical, anunciou nesta segunda-feira (04) a primeira versão Alpha dos sabores do Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus) para download e teste. Entre eles, estão o Lubuntu, Ubuntu Kylin e Ubuntu MATE. Este é o primeiro lançamento de desenvolvimento para a próxima versão do SO, porém, como de costume, o próprio Ubuntu não está disponível.

Uma das coisa que todos os sabores do Ubuntu que fizeram parte deste lançamento possuem em comum é o Linux Kernel 4.3, a versão mais recente, estável e mais avançada disponível do kernel no momento da escrita deste artigo. No entanto, as versões finais serão lançadas com o Linux kernel 4.4 LTS, que deve ser lançado no dia 10 de janeiro de 2016.

Ubuntu MATE 16.04 LTS Alpha 1


É bem provável que mais detalhes virão à tona sobre o próximo Ubuntu MATE 16.04 LTS nos próximos meses, mais do que foi revelado até agora. No entanto, ainda há um pouco de informação, então vamos direto ao assunto.

De acordo com as notas de lançamento, a tela de boas vindas do sistema, também conhecida como "Ubuntu MATE Welcome", está completamente reformulada, uma série de novas opções de aplicações foram adicionadas no Ubuntu MATE Welcome (Variety, Gnote, Planner, gnome-schedule e Redshift), os apps Terminator, VirtualBox e Simple Screen Recorder agora possuem versões atualizadas disponíveis e os usuários agora são capazes de ativar e desativar animações.

Lubuntu 16.04 LTS Alpha 1

A primeira versão Alpha do Lubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus) ainda vem com o ambiente gráfico LXDE (Lightweight X11 Desktop Environment). Aparentemente, os desenvolvedores do Lubuntu ainda não querem implementar no sistema operacional o LXQt, a versão de próxima geração do LXDE, isso porque ele ainda está em desenvolvimento. E, considerando o fato de que o Xenial Xerus é um LTS - com suporte a longo prazo, provavelmente não veremos o LXQt no Lubuntu 16.04.

Ubuntu Kylin 16.04 LTS (Xenial Xerus) Alpha 1

O Ubuntu Kylin 16.04 LTS (Xenial Xerus) Alpha 1 apresenta inúmeras melhorias de localização e internacionalização. Como esperado, a equipe do Ubuntu Kylin também conseguiram corrigir diversos bugs reportados pelos usuários desde o lançamento anterior da distribuição, o Ubuntu Kylin 15.10 (Wily Werewolf). Há também várias aplicações atualizadas no sistema.

O ciclo de desenvolvimento do Ubuntu 16.04 LTS Alpha 1 continuará com uma segunda versão Alpha, prevista para o dia 28 de janeiro, o primeiro Beta em 25 de fevereiro, a segunda e última build Beta em 24 de março, seguido pela versão final do Ubuntu 16.04 LTS em 21 de abril de 2016.

Vale ressaltar que estas são apenas versões para fins de testes e não devem ser utilizadas como o sistema operacional principal do seu computador, pois ainda estão em desenvolvimento e erros são esperados. Os link para download de todos os sabores do Ubuntu 16.04 LTS Alpha 1 que participaram deste lançamento podem ser encontrados no anúncio oficial, clicando aqui.


FONTE: Softpedia | Ubuntu | Ubuntu Mate

COMENTÁRIOS