Lançada a biblioteca de gráficos 3D Mesa 11.1.1 trazendo 50 correções de bugs


Foi lançado nesta quarta-feira (13) a primeira versão de manutenção para a série estável 11.1.x da biblioteca de gráficos 3D Mesa com correções para os problemas descobertos pelos desenvolvedores ou relatados por usuários desde a versão anterior do software.

Entre as mudanças implementadas no Mesa 11.1.1, podemos citar melhorias para GRID Autosport e para GPUs AMD Fury "Fiji", como também para os drivers de vídeo open source, incluindo Nouveau, Freedreno, Intel i965, RadeonSI, Radeon r600, mais correções para BSD e a adição de PCI IDs para dispositivos KabyLake da Intel.

"Com esse lançamento, temos uma quantidade significativa de correções - de radeonsi (Fiji, Hyper-Z), r600 (geom. shaders), nouveau (ir), freedreno (piglits), i965 (UBOs) e alguns patches para "GRID Autosport" (i965 e glsl). Além disso eu incluí os PCI IDs para dispositivos Intel KabyLake", diz o anúncio oficial.

50 bugs foram corrigidos

Olhando para as notas de lançamento, podemos notar um total de 50 correções de bugs nesta primeira versão de manutenção da biblioteca de gráficos 3D Mesa 11.1, o que significa que depois que você atualizar para a versão 11.1.1, poderá haver um aumento na performance do OpenGL e de aplicações 3D, especialmente em jogos. Porém, se você possui uma placa de vídeo da NVIDIA ou AMD, para os games, a melhor opção ainda continua sendo os drivers proprietários, simplesmente por causa da diferença do desempenho, se comparado com os drivers open source.

Atualizando os drivers open source

Se você quer atualizar para o Mesa 11.1.1, algo que é recomendado principalmente se você possui algum produto da Intel (por usar driver open source), mas que não é obrigatório caso você utilize uma GPU de outra fabricante, como expliquei no parágrafo acima, você tanto pode esperar que os desenvolvedores da sua distribuição Linux liberem a atualização nos repositórios oficiais ou, se você manja do assunto, pode baixar as fontes do Mesa 11.1.1, através deste link.

Outra opção também para quem utiliza o Ubuntu/derivados e que faz uso dos drivers open source é a adição do PPA Oibaf. Com ele você poderá ter sempre as últimas versões disponíveis da biblioteca de gráficos 3D Mesa. Para adicionar o repositório, execute o comando abaixo no seu Terminal:
sudo apt-add-repository ppa:oibaf/graphics-drivers && sudo apt-get update && sudo apt-get dist-upgrade -y
Após a adição do PPA, reinicie o sistema. Caso algo der errado, para remove-lo, execute:
sudo apt-get install ppa-purge && sudo ppa-purge ppa:oibaf/graphics-drivers -y
Enquanto o ramo estável Mesa 11.1 terá mais algumas versões de manutenção em 2016, o trabalho já foi iniciado para a próxima versão principal, Mesa 11.2, que deve estar disponível para testes nas próximas semanas. Mais detalhes sobre Mesa 11.1.1 podem ser encontrados no anúncio oficial, clicando aqui.


FONTE: Softpedia | Freedesktop

COMENTÁRIOS