Lançado o driver de vídeo NVIDIA 361.16 Beta com o tão aguardado GLVND


A NVIDIA anunciou nesta terça-feira (05) mais um lançamento de uma nova versão beta do seu driver de vídeo proprietário para as plataformas Linux, FreeBSD e Solaris, o NVIDIA 361.16 Beta. Entre as novidades, está a implementação da tão aguardada biblioteca OpenGL Vendor-Neutral Driver, também conhecida como GLVND.

O GLVND não deve causar mudanças visíveis, porém, é a peça fundamental do novo Linux OpenGL ABI. Com a biblioteca "libglvnd", será possível simplificar a instalação do driver OpenGL no Linux, permitindo que vários drivers OpenGL diferentes possam coexistir no mesmo sistema.

Isso significa que, com este novo formato, os diferentes drivers proprietários não irão substituir um ao outro, nem causar estragos nos arquivos da biblioteca de gráficos 3D open source Mesa. Isto é, enquanto os outros drivers OpenGL para Linux também optar pelo projeto GLVND.


Felizmente, a novidade não deve causar problemas para os usuários finais, mas desenvolvedores de aplicações que fazem uso de arquivos que não estão inclusos no Linux OpenGL ABI 1.0, podem encontrar alguns erros.

Além disso, entre outras novidades, o NVIDIA Installer foi atualizado, há uma correção envolvendo o driver EGL, e as bibliotecas VDPAU libvdpau_trace.so.1 e libvdpau.so.1 foram removidas em favor da utilização dos componentes VDPAU open source disponíveis nos repositórios da maioria das distribuições Linux.

Mais informações sobre o projeto GLVND podem ser encontradas no GitHub, clicando aqui.


FONTE: Softpedia | Phoronix | NVIDIA
IMAGENS: Phoronix

COMENTÁRIOS