Lançado o Mesa 11.0.9 com melhor decodificação 4K para o driver Nouveau


Foi lançado na última sexta-feira (22) mais uma nova atualização de manutenção para a série 11.0.x da biblioteca de gráficos 3D Mesa. Estamos falando do Mesa 11.0.9 que traz melhorias importantes, principalmente para o driver de vídeo open source que lida com os produtos da NVIDIA, o Nouveau, que agora possui uma melhor decodificação 4K.

Há também atualizações para o driver de vídeo Radeon R600 para corrigir diversas falhas no jogo SOMA e há melhorias para o driver Intel i965 envolvendo o EGL. Além disso, também há várias correções de vazamento de memória.

"A atual versão corrige alguns problemas de drivers importantes - nouveau (lentidão na decodificação 4K, gerenciamento pushbuf/bufctx), i965 (falha no EGL), r600 (algumas falhas no Soma), entre outros e algumas correções de vazamento de memória. NOTA: Provavelmente a versão 11.0.9 será a última da série 11.0. Os usuários da [versão] 11.0 são convidados a migrar para a série 11.1 a fim de obter futuras correções", diz Emil Velikov, da Collabora, no anúncio oficial.

Parece que o lançamento do Mesa 11.0.9 é, provavelmente, o último da série 11.0. Isso significa que os usuários, principalmente aqueles que fazem uso de gráficos integrados da Intel, e desenvolvedores de distribuições Linux terão que migrar para o novo ramo estável, Mesa 11.1, que já tem uma primeira atualização de manutenção lançada e muito mais deve vir em breve nas próximas semanas.

Contudo, usuários que possuem GPUs da NVIDIA ou AMD e que fazem uso dos drivers proprietários, a atualização para a série Mesa 11.1 não é tão obrigatória assim, já que os drivers fornecidos por ambas as empresas não fazem uso da biblioteca de gráficos 3D Mesa.


FONTE: Softpedia | Freedesktop

COMENTÁRIOS