Lançado o segundo RC do LibreOffice 5.1.0 com várias correções OpenGL


A The Document Foundation anunciou recentemente o segundo RC (Release Candidate) do LibreOffice 5.1.0, considerada a primeira grande atualização para a série 5.x da famosa suíte de escritório gratuita. Entre as principais novidades que merecem destaque, está as várias correções implementadas para o OpenGL.

Os desenvolvedores do LibreOffice estão se preparando para uma grande atualização da suíte de escritório, mas isso não deve pegar ninguém de surpresa, uma vez que eles estão seguindo um cronograma que já tem sido conhecido há algum tempo. É importante notar também que estes tipos de grandes atualizações são geralmente precedidos por sessões de caças à bugs e há pelo menos três Release Candidates.

Mesmo que este seja o segundo Release Candidate para o LibreOffice 5.1.0, ainda é muito grande e incorpora inúmeras correções. Alguns delas são muito importantes, mas não podemos deixar de notar que os primeiros da lista são da Coverity, uma famosa empresa especializada em qualidade de software e segurança. A companhia descobriu um código morto, mas isso não é tão incomum para grandes projetos como LibreOffice.

O LibreOffice 5.1.0 RC2 está pronto, mas apenas para testes

Testar a última versão ainda em desenvolvimento do LibreOffice não é uma tarefa um tanto difícil, especialmente se você estiver utilizando o Ubuntu, por exemplo. Tudo que você tem que fazer é adicionar um PPA no seu sistema. Basta executar o comando abaixo no seu Terminal (note que as últimas RCs podem não estar disponíveis ainda, mas chegarão em breve):
sudo apt-get purge libreoffice-core && sudo add-apt-repository ppa:libreoffice/libreoffice-prereleases && sudo apt-get update && sudo apt-get install libreoffice -y
De acordo com as notas de lançamento, o LibreOffice 5.1.0 RC2 possui algumas correções implementadas relacionadas com PDF, a suíte de escritório não trava mais no modo headless ou quando é aberto um hyperlink HTTPS, foram adicionadas várias correções para o OpenGL, a Function Wizard foi aperfeiçoada, a ferramenta de arrastar e zoom agora funciona como o esperado e muitas outras correções foram adicionadas.

Mais detalhes sobre o LibreOffice 5.1.0 RC2 podem ser conferidos clicando aqui.


FONTE: Softpedia | LibreOffice



COMENTÁRIOS