Painel de configurações do GNOME será totalmente reformulado


Os desenvolvedores do GNOME revelaram que o painel de configurações do ambiente gráfico, também conhecido como GNOME System Settings, sofrerá uma grande mudança no seu design. As novas propostas apresentadas são de que o aplicativo agora contará com uma janela que será redimensionável e que, ao invés de uma grade de ícones, estará presente uma lista com opções de configurações em uma barra lateral.

Como o próprio painel de configurações do Ubuntu trata-se de um fork do GNOME System Settings, espera-se que essas mudanças também façam efeito no sistema operacional da Canonical para desktop, porém, ainda não há uma confirmação oficial por parte da empresa.


De acordo com o designer do GNOME, Alan Day, um layout de grade é muito limitado, pois os ícones tem que ficar competindo entre si pela a atenção do usuário. Day explica também observando que é difícil para os desenvolvedores adicionarem novas configurações e opções no aplicativo e que há coisas que não funcionam bem com uma janela de tamanho fixo.

Mudar para uma lista na barra lateral e usar uma janela totalmente redimensionável, segundo Day, isso dará aos usuários uma experiência mais guiada, com painéis que se sentem mais unidos e menos como uma "coleção de partes separadas". Contudo, o objetivo final é oferecer configurações mais avançadas, porém, ao mesmo tempo, algo mais fácil de usar, também.

Ainda não há uma data de lançamento para o novo painel de configurações do GNOME, mas tudo vai depender do feedback e do aperfeiçoamento ao longo dos próximos meses. Porém, os primeiros frutos da reformulação, novas telas de configurações para o mouse e touchpad, estarão disponíveis no GNOME 3.20, prevista para ser lançada no dia 23 de março de 2016.


FONTE: OMG! Ubuntu!Form and Function

COMENTÁRIOS