O software Kodi está sendo portado para rodar no Steam Link


A Valve disponibilizou no início deste mês no GitHub o SDK completo do Steam Link, permitindo que os desenvolvedores e a galera da comunidade possam desenvolver seus próprios apps para o dispositivo. O hardware da empresa roda Linux e foi criado especialmente para o streaming de jogos do PC para as telonas, claro, através do cliente Steam, porém, quem agora deve dar as caras no dispositivo é o software Kodi.

Para quem ainda não conhece, Kodi é uma das centrais de mídia mais famosas entre os programas deste gênero e é, também, o sucessor do antigo XBMC. Nele você pode gerenciar todos os vídeos, músicas e imagens do seu PC em um só lugar. O diferencial do aplicativo em relação aos seus concorrentes é a possibilidade de reproduzir as suas mídias digitais em qualquer dispositivo, como smartphones, tablets e SmartTVs.

Quem está trabalhando no port do software é o desenvolvedor da Valve Sam Lantinga, que é particularmente conhecido também pelo seu trabalho com o SDL. Sam está trabalhando no Kodi para o Steam Link juntamente no mesmo projeto do SDK no GitHub, que pode ser conferido clicando aqui.

Existe também um tópico no Steam Community sobre o port, no qual parece indicar que ainda é um trabalho em andamento e não está pronto para os usuários finais. Com o código atual, Kodi está executando dolorosamente lento no Steam Link devido o software ainda não suportar a aceleração de hardware de vídeo no dispositivo.

Interface do Kodi

O Steam Link é possui um CPU single-core ARMv7 de 1GHz, tem cerca de 256 MB de memória RAM disponível e 500MB de armazenamento flash utilizável. Contudo, mesmo que a aceleração de hardware esteja disponível para o Kodi, o dispositivo da Valve não deve ser a melhor opção para um HTPC (Home Theater Personal Computer), a menos que você esteja pensando em fazer streaming de todo o seu conteúdo. Porém, não deixa de ser um port interessante para o hardware da companhia de Gabe Newell.


FONTE: Phoronix

COMENTÁRIOS